Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae (anteriormente, grão).
Quanto ao aspecto nutricional é muito bom, pois proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Todos estes nutrientes aparecem em quantias significativas a ponto de substituir os produtos animais.
O seu cultivo é bastante antigo. Há referências a ele na Grécia antiga e no Império romano, onde feijões eram utilizados para votar (um feijão branco significava sim, e um feijão preto significava não).
Prato tipico
O prato "feijão com arroz" (ou "arroz-e-feijão") é um dos mais típicos dos lares brasileiros, acompanhado com alguma "mistura" (nome comum no estado de São Paulo para qualquer coisa que se coma com arroz-e-feijão, como, por exemplo, bife ou batata-frita).
O feijão também é a base de um dos principais pratos da culinária típica brasileira, a feijoada tal como em Portugal onde o feijão comum (Phaseolus vulgaris) é a base de várias sopas e da feijoada, misturado com arroz ou como elemento de acompanhamento obrigatório das tripas à moda do Porto e ainda em alguma doçaria (por exemplo o pastel de feijão). As vagens verdes (feijão verde) podem acompanhar, cozidas, qualquer prato de peixe cozido, e, cortadas às tiras, em sopa (sopa de feijão carrapato). No caso do feijão frade, é frequentemente servido com cebola e salsa picadas, a acompanhar atum.
O consumo de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias.
Cuidado na hora de comprar
No Brasil existem mais de 14 mil tipos de feijão, mas apenas 4 mil desses grãos são colhidos aqui. Apesar do tipo mais comercializado e consumido no país ser o carioquinha, de coloração bege e listrinhas marrons, 70% do mercado.
O feijão preto ocupa o segundo lugar do ranking dos mais consumidos, ocupando 20%, enquanto todas as outras variedades juntas somam 10% das vendas.
Mas, cuidado na hora de levá-los para casa. Verifique as dicas abaixo e não corra o risco de levar grãos velhos ou danificados para casa.
- Se for a granel, de preferência aos grãos uniformes, de casca homogênea, brilhante, sem rachaduras ou manchas.
- Pressione o grão com os dedos, se ele rachar facilmente, ele está velho e demorará mais tempo para ser cozido.
- Agora se você for comprá-lo já embalado, verifique a safra. Sempre escolha as mais recentes.
Para armazenar: Escolha sempre locais secos e arejados, nunca guarde o feijão por mais de um ano e mesmo assim, verifique a validade da embalagem antes do uso.
Tipos de feijoes
Feijão azuki, feijão fava, feijão, etc, são alguns dos vários tipos de feijões. Existem vários tipos de feijão que são abrangidos por esta família. Alguns tipos de grãos são utilizados para cozinhar, enquanto alguns são comestíveis. Feijão são conhecidos por sua alta proteínas, Baixo teor de gordura e baixo colesterol. Eles também são ricos em minerais úteis exigidas pelo organismo, como potássio, magnésio e ferro. Beans são muito versáteis e são utilizados em várias cozinhas de todo o mundo. Veja a seguir são os tipos de feijão lista e informações resumidas sobre cada tipo.



Lista de Tipos de feijao
- Feijão
- Feijão Verde
- Carioquinha
- Rajado
- Feijão Preto
- Feijão de Corda
- Jalo
- Feijão Branco
- Rosado
Beneficios Nutricional do feijao
Com tantos nutrientes importantes presentes nos grãos, os benefícios de saúde de feijão são infinitas. Não há colesterol presentes em grãos, o que torna os produtos hortícolas coração saudável. Beans são elevadas em ambas as fibras solúveis e insolúveis. Assim, eles absorvem o mau colesterol presente no organismo. Segundo uma pesquisa, uma pessoa pode reduzir o nível de colesterol ruim em 10% em 6 semanas comendo uma xícara de feijão cozido diariamente.
Este consumo de feijão automaticamente reduz o risco de doenças cardíacas em 20%. Uma vez que eles são ricos em proteínas e fibras, elas fazem o estômago cheio logo e reduzir a fome. Feijão também são benéficos para pacientes diabéticos, uma vez que ajudam na regulação do nível de insulina no organismo. Eles também são baixos no índice glicêmico, o que as torna fontes de energia boa para os diabéticos. Feijão são ricos em antioxidantes e ajudam a reduzir o risco de desenvolver certos cancros como o cancro colo-rectal e próstata. Potássio, magnésio, Cálcio e ferro são alguns dos minerais importantes presentes nos grãos. Potássio e magnésio são necessários para manter a pressão arterial normal, enquanto o cálcio eo ferro são necessários para ossos saudáveis.
Feijões enlatados são ricos em sódio e gordura devido ao uso de preservativos. Assim, certifique-se comprar feijões enlatados que são baixos em sódio e gorduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário