PLACAR ON LINE

quinta-feira, 15 de março de 2012

Dificuldades para urinar - Descubra o que pode ser


Dificuldade para urinar é a dificuldade em iniciar o jato de urina. Esta dificuldade afeta pessoas de todas as idades e ocorre em ambos os sexos. Porém é mais comum em homens mais velhos com a dilatação das glândulas prostáticas.
A dificuldade para urinar muitas vezes ocorre gradualmente. Algumas vezes segue sem ser notada até que a retenção urinária produza distensão e desconforto na bexiga.
Na prática, todos os homens mais velhos têm algum grau de dificuldade em iniciar o processo de micção, ocorrendo gotejamento ou diminuição da força do jato urinário.
As causas mais comuns são:  

  1. Hiperplasia prostática benigna 
  2. Infecção crônica ou recorrente do trato urinário
  3. Cistite aguda (ITU sem complicações)
  4. Prostatite (infecção da glândula prostática)
  5. Drogas (alguns remédios para gripe, descongestionantes nasais, antidepressivos tricíclicos e anticolinérgicos)
  6. Síndrome da bexiga tímida em pessoas mais jovens (incapazes de urinar na presença de outras pessoas)
Esse problema pode ter ainda outras causas. Esta lista não menciona todas as causas, nem as cita em ordem de probabilidade. As causas desse sintoma podem incluir doenças e medicamentos improváveis. Além disso, as causas podem variar, dependendo da idade e sexo da pessoa afetada, assim como dos seguintes aspectos específicos dos sintomas: características, evolução, fatores agravantes, fatores atenuantes e queixas associadas.


O que fazer para diminuir ou acabar com a dificuldade de urinar?

Aplicação de calor na parte inferior do abdome pode ajudar no relaxamento muscular e ajudar na micção. Massagens ou pressão sobre a bexiga (na parte inferior do abdome acima da virilha) podem estimular a bexiga a se esvaziar.
Infecções podem ser tratadas com antibióticos, se este for seu caso. Para infecções vesicais, beba muito líquido (especialmente suco de frutas).

Procure assistência médica se: 
  • Houver sintomas de febre, vômito, dor nas costas ou calafrios 
  • Houver um problema associado à dificuldade para urinar, gotejamento ou fraqueza do jato de urina ouver sangue na urina
  • Os sintomas persistirem por 24 horas ou forem recorrentes
  • Houver alguma secreção vinda da uretra
Se for necessário fazer uma visita ao médico será realizado um exame físico com atenção especial para a pélvis, o reto, a parte inferior do abdome e a parte inferior das costas. A bexiga deve ser apalpada para determinar o grau de distensão. O padrão de esvaziamento deve ser monitorado e a bexiga palpada freqüentemente para determinar a distensão. Os exercícios de Crede podem ser utilizados para ajudar a iniciar o fluxo de urina.

Os exames que podem ser realizados para o diagnóstico incluem:
  • cistometrografia
  • cistouretrograma de esvaziamento
  • urina tipo I e cultura
  • swab uretral para cultura
  • ultra-som transretal da próstata (similar ao ultra-som transvaginal).
  • cateterização da bexiga para determinar volume residual de urina e obter urina para cultura (espécime cateterizado de urina).


Fonte: adam.sertaoggi

Nenhum comentário:

Postar um comentário