
Nintendo Wii e o Pedal Cycle não são mais apenas instrumentos de diversão, mas de motivação de pacientes em longo tratamento de fisioterapia. A realidade virtual na reabilitação motora é um sucesso no projeto inédito da Medical.
A fisioterapia alternativa foi implantada há um mês e, segundo Cássia Asquini da Costa, responsável pela ala de fisioterapia, já é possível notar resultados positivos, sobretudo em relação à motivação dos pacientes e no processo de desospitalização. “Trata-se de uma realidade virtual que faz o paciente interagir”.
O Nintendo Wii requer movimentos precisos, através da simulação de jogos e atividades recreativas. Funciona como uma ferramenta para manutenção e incremento do equilíbrio, capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora, neuroplasticidade, alongamentos e fortalecimento muscular, tanto em cadeia cinética aberta quanto fechada.
Apesar de ser um jogo, tem sido muito bem aceito pelos pacientes, independentemente da faixa etária. Por enquanto, são usados nos casos de disfunções musculares, comuns em pessoas que enfrentam longos períodos de internação.
Já o Pedal Cycle, conforme a fisioterapeuta, é um equipamento portátil de cicloergometria que pode ser usado passivamente ou ativamente pelo paciente. Ela cita um estudo publicado pelo Critical Care Medicine no ano passado, que relaciona o uso da bicicleta aos significativos resultados na prevenção e na atenuação de processos de hipotrofia muscular. “É uma excelente ferramenta para uso associado em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, no suporte ventilatório ou em ventilação espontânea, bem como em pacientes submetidos a hemodiálise”, explica.
A ideia de utilizar as ferramentas surgiu após participação em congresso no ano passado. Cássia ainda diz que, após a alta hospitalar, o paciente pode dar sequência no tratamento direto na clínica Fisio Med, que também implantou os equipamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário