PLACAR ON LINE

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DORES NAS PERNAS: Dicas para diminuir as dores


As dores nas pernas são comuns a muitas pessoas de todas as idades. Saber como tratar as dores nos membros inferiores pode se tornar complicado, já que as causas podem ser várias. É muito importante consultar um médico especialista, de modo a diagnosticar a causa das dores das pernas e a procurar possíveis soluções, a fim de evitar problemas mais graves.
Muitas são as pessoas que sentem dores e ardor enquanto caminham, nomeadamente na barriga das pernas. Estas podem estar relacionadas com possíveis problemas arteriais. Artérias entupidas, colesterol, aterosclerose são alguns exemplos que poderão estar a ser responsáveis pelas dores nas suas pernas.
Estas doenças quando não são tratadas a , podem levar a um enfarte do coração, derrames cerebrais ou até mesmo à amputação das pernas. A coluna pode também ser responsável pelas dores nas pernas. A coluna está internamente ligada às pernas, através de nervos e ligamentos. Problemas de peso, stress, passar muito tempo em pé ou sentado, podem ser algumas causas das dores nas pernas e articulações.
Tente mudar hábitos na sua vida e descobrir junto com o seu médico donde vêm as dores nas pernas. Se sente dor ao levantar-se, nomeadamente dor nos joelhos, pode-se tratar de um problema de artrose. Outro sintoma a verificar é a tonalidade da pele na zona das pernas, bem como a temperatura da mesma. Verifique se o tom de pele está alterado ou se a perna está com uma temperatura quente.
Verifique principalmente se tem as pernas roxas, já que isto poderá ser resultante de uma má circulação. Varizes podem muitas vezes causar dores e sensação de cansaço nas pernas. As veias ficam mais grossas, trazendo dores, problemas de pele, ulcerações, etc. Estudos mostram que uma das maiores causas das dores nas pernas são os problemas circulatórios. Não ignore os sintomas e sinais do seu corpo.
O mais importante para um diagnóstico correto e eficiente é averiguar donde surge o problema. Descreva minuciosamente ao seu médico quando sente mais dores, a que horas do dia, em que situações e em que posições está mais desconfortável. Lembre-se que para existir um correto tratamento das dores nas pernas, terá que existir primeiro um diagnóstico eficiente.
A hérnia de disco lombar é um desses problemas e está relacionada a um traumatismo direto nas costas ou estresse físico em virtude de excesso de peso, da prática de exercícios ou postura inadequada. Diante de situações como estas, o disco, que serve de “” entre as vértebras, desloca-se para trás ou para o lado, comprimindo algum nervo da coluna e causando dor intensa.
Conforme o nervo afetado, as dores são irradiadas para braços, pernas e cabeça. Ansiedade, estresse, falta de atividade física regular e problemas de postura são outras hipóteses para dor das pernas. Para cada problema, há uma característica. Jamais se automedique com analgésicos ou tratamentos alternativos.
Ainda que aliviem a dor, só devem ser consumidos após avaliação médica e com expressa indicação do profissional. Eliminar a dor não é eliminar o problema. Muito ao contrário, ele continuará lá, possivelmente se agravando. Sem diagnóstico e sem tratamento, além do agravamento de doenças, na melhor das hipóteses corre-se o risco de ganhar uma companhia para o resto da vida: a dor crônica.

Dicas para diminuir as dores nas pernas
  • Se tem um emprego que o obriga a passar muitas horas sentado ou de pé, tente fazer alguns alongamentos e andar um pouco, no mínimo de hora a hora.
  • Se trabalha sentado, sente-se bem encostado à cadeira e procure por não cruzar as pernas.
  • Sempre que for possível, deite-se durante alguns minutos, elevando as pernas acima da altura do coração.
  • O sol e o calor não são amigos das suas pernas. Evite estar com as pernas ao sol durante muito tempo e evite ainda a água do  com temperatura elevada. Faça um banho de água morna e melhore a circulação das pernas, passando-as de seguida com água fria. Repita a operação algumas vezes.
  • Antes de ir dormir, faça uma massagem nas pernas, com movimentos circulares e de baixo para cima, de modo a melhorar a circulação sanguínea.
  • Use meias e  confortáveis e não se esqueça de usar um calçado cómodo e baixo.
  • Pratique exercício físico e mantenha o peso ideal para o seu corpo.
  • Verifique a sua tensão arterial regularmente. Faça exames médicos, verificando ainda os níveis de açúcar no sangue, o colesterol, etc.
  • Faça uma alimentação saudável e variada.  ricos em açúcares e gorduras são prejudiciais para a sua saúde e para a saúde das suas pernas.
  • Não fume. O tabaco é muito prejudicial para a circulação, uma das maiores causas das dores nas pernas.
  • Quando estiver deitado, faça círculos com os pés para um lado e para o outro.
  • Faça exercícios como andar na ponta dos pés e flexionar as pernas, para ativar a circulação.
  • Deite para dormir sobre seu lado esquerdo, para favorecer o retorno de sangue ao coração.
  • As mulheres devem usar salto médio, de 3 cm a 5 cm no máximo.
  • Depile-se com cera fria ou creme de depilar.
  • Depois do banho, aplique um creme hidratante e massageie as pernas sempre de baixo para cima, do calcanhar para a coxa.
  • À noite, antes de dormir, faça uma massagem suave, circular e ascendente nas coxas, para favorecer a drenagem.
  • Use roupa confortável, que não aperte as pernas nem a cintura, porque isso dificulta a circulação.
  • Beba entre dois e três litros de líquido por dia e consuma pouco sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário