A designação remédios caseiros (remédios naturais) representa um termo questionável, e é às vezes criticado pelos médicos como sendo uma terapia com efeito limitado. É por isso que nesta seção tentaremos apresentar os remédios caseiros cuja eficácia é quase sempre comprovada através de estudos ou confirmada pela prática, trata-se principalmente de tratamentos à base de plantas (fitoterapia) ou substâncias minerais.
Água de arroz
Contra a diarréia e a gastroenterite. Você vai precisar de 30 gramas de arroz e 1 litro de água. Ferva o arroz por cerca de 30 minutos. Cubra a panela com uma tampa para evitar a evaporação da água do arroz. Coe o arroz e separe a água para tomá-la. Você também pode adicionar açúcar ou mel.
Água salgada
Contra as dores de garganta. Você vai precisar de 1 litro de água e 1 a 1 1/2 colher de sopa de sal. Ferva a mistura água + sal e deixe esfriar. Faça gargarejos várias vezes ao dia para combater as dores de garganta.
Amora-preta e vinho branco seco
Contra a herpes zóster (para secar as feridas de herpes zóster). Você vai precisar de 10 amoras de cerca de 5 a 8 cm e vinho branco seco. Coloque 1/3 de litro de vinho branco + 10 amoras em uma panela e deixe ferver. Deixe esfriar até ficar morna. Lave as feridas com algodão embebido no líquido preparado acima, isso deve ajudar a secar as feridas ocasionadas pelo herpes zóster.
Banho de assento de barbatimão
Para tratar candidíase. Para fazer um banho de assento de barbatimão você irá precisar de 2 xícaras de chá de casca de barbatimão, 2 litros de água e 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre. Ferva a água com as cascas de barbatimão por 15 minutos. Depois coe e acrescente a colher de suco de limão (ou vinagre, se preferir). Faça lavagens com o líquido quando julgar necessário. Não ingerir.
Banho de assento de hamamélis
Contra hemorróidas e distúrbios venosos. Para uma xícara de infusão de hamamélis utilize de 1 a 2 gramas de folhas secas de hamamélis e cerca de 200ml de água (mais para os banhos de assento). É possível encontrar as folhas secas de hamamélis à venda em farmácias, lojas especializadas ou herbolários. Ferva a água e adicione as folhas secas de hamamélis.
Deixe em infusão por cerca de dez minutos (para obter uma doce eficaz em substâncias ativas). Em caso de hemorróidas externas, banhos de assento à base de hamamélis podem ser de uma ajuda preciosa. Neste caso utilize a infusão de hamamélis preparada acima. Para fazer infusão beba uma xícara 3 vezes ao dia entre as refeições, em caso de hemorroidas ou pernas pesadas.
Banho de lavanda
Para se descontrair e relaxar. Indicado por exemplo, contra o estresse. Pese cerca de 60 gramas de flores de lavanda secas. Macere a lavanda no fogo baixo em cerca de 1 litro de água durante meia hora. Cubra com uma tampa e deixe esfriar. Coe e tome o banho com a água uma vez ao dia, por exemplo à noite, para relaxar e dormir melhor.
Batatas contra queimaduras
Contra as queimaduras de primeiro grau (leves). Descasque as batatas e rale-as crua para fazer uma "pomada". Coloque a "pomada" sobre a queimadura com um pano por cima para mantê-la no lugar. A dor desaparecerá após alguns segundos. Assim que a sensação de calor voltar, coloque uma nova "pomada de batata" sobre a queimadura.
Bicarbonato de sódio
Contra a queimação de estômago, para branquear os dentes e contra o mau hálito. Para branquear os dentes coloque um pouco de pó de bicarbonato na sua escova de dente (a escova deve estar úmida) e repita a ação várias vezes durante a semana. Contra a queimação de estômago dissolva 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo de água e beba o líquido rapidamente.
Remédio natural e útil em caso de acidez gástrica ou queimação de estômago, todavia esta preparação não deve ser muito utilizada para esta indicação, pois ela pode provocar inchaços e hipertensão. Um risco de aumento da acidez em um longo prazo também pode estar associado a esta preparação. Contra o mau hálito dissolva 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo de água e faça gargarejos com a mistura.
Cana do brejo
Dificuldade para urinar ecalculo renal. Você precisará de 2 colheres de sopa de cana do brejo secas e 1 litro de água. Ferva a água e quando esta estiver a ponto de ebulir, acrescente 2 colheres de sopa da erva e deixe ferver. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Beba uma xícara de 3 a 4 vezes ao dia.
Canja de galinha
Contra gripes e resfriados. Você vai precisar de 1/2 kg de frango (coxa, asa ou peito), 1 cebola, 4 dentes de alho, 2 cenouras, 2 batatas picadas, 1 caldo de galinha, 1/2 xícara de arroz, salsinha a gosto, 1 colher (sopa) de óleo e 1 litro e meio de água fervente. Tempere cada pedaço de frango com um pouco de sal. Na panela de pressão coloque o óleo, deixe esquentar e acrescente o frango, a cebola e o alho e o caldo de galinha, deixe fritar só um pouco e acrescente a água fervente.
Coloque o arroz, a cenoura, a batata, sal e tampe a panela. Depois que a panela pegar pressão conte 15 a 20 minutos, o cozimento deve ser feito em fogo médio. Quando der o tempo de cozimento aguarde a panela perder a pressão, abra acrescente a salsinha. Consuma um prato de canja de duas a três vezes ao dia.
Cataplasma de açafrão
Para ajudar a tratar a psoríase (medida complementar). Você vai precisar de Pó de açafrão e água. Misture uma colher de café em pó de açafrão com um pouco de água para umedecer bem o pó, e para que este possa aderir à pele. Aplique esta preparação em forma de cataplasma (emplastro) nas zonas onde a psoríase estiver.
Cataplasma de agrião
Para tratar bolhas. Você vai precisar de folhas amassadas de agrião e azeite de Oliva. Amasse as folhas de agrião e misture com azeite de oliva. Aplique nas bolhas 2 vezes ao dia por 30 minutos.
Cataplasma de argila
Contra os abscessos no seio, "os dedos brancos", as feridas infeccionadas, reumatismo, entorses, equimoses e herpes zóster. Você vai precisar de argila moída (à venda em lojas especializadas ou farmácias, mais barata do que a argila fina). Encha um recipiente com argila moída e cubra com água fria. Não misture! A argila absorve. Se estiver muito líquida adicione um pouco mais de argila, se estiver muito dura adicione mais água. Com o tempo e a experiência as proporções vão se ajustando.
Cubra a parte infectada com um grande cataplasma de argila (diretamente sobre a pele). Cubra com um lenço limpo e passado para retirar os micróbios e depois com uma fita para mantê-lo no lugar (ou um sutiã, em caso de abscesso no seio). Deixe no local por no máximo 2 horas ou menos se a argila secar antes. Renove quantas vezes for possível, continue ainda alguns dias após a cura. Não utilize a mesma argila várias vezes, jogue-a fora após o uso! Não utilize sobre pontos de sutura!
Cataplasma de batata
Contra a bronquite. Cozinhe as batatas, amasse-as bem quentes sobre um tecido fino (lenço). Coloque um novo tecido sobre as batatas. Aplique sobre o peito nu do doente por 2 horas (cuidado com as queimaduras). Reinicie a operação 2 a 3 vezes ao dia. Este cataplasma "amadurece" a bronquite.
Cataplasma de confrei
Cicatrizar feridas e amenisar a dor. Você vai precisar de pó de folhas de confrei e água fervente. Coloque o pó das folhas em uma vasilha e acrescente água fervente até formar uma pasta grossa. Coloque sobre o local afetado ainda quente, protegido por uma gaze fina. Aplique por no máximo 2 horas.
Cataplasma de linhaça
Contra os reumatismos e artrose. Ele é também recomendado em caso de problemas dermatológicos, como furúnculos ou ulcerações. Você vai precisar de farinha de linhaça, água, lenço e toalha. Coloque 3 colheres de farinha de linhaça em uma tigela com água quente (é preferível que seja fervente) e aguarde até que a mistura se torne levemente consistente.
Coloque esta mistura em um lenço limpo sobre um prato e espalhe-a por toda a extensão do lenço; teste a temperatura em seu punho. Espere esfriar um pouco e aplique este cataplasma sobre o local desejado; cubra com uma toalha grossa para conservar o calor. Aplique o cataplasma de manhã e à noite, durante 5 dias (em caso de dores reumatismais).
Cataplasma de mostarda
Contra os reumatismos e a bronquite. Esta mistura é contra-indicada para crianças com menos de 15 anos, pois pode ser muito irritante em pacientes jovens. Compre grãos de mostarda e moa-os para obter uma farinha. Você pode também comprar diretamente farinha de mostarda. Adicione à farinha de mostarda um pouco de água fria a morna (não adicione água quente) até a obtenção de uma massa.
Envolva a mistura em uma toalha ou lenço para fazer um cataplasma. Em caso de reumatismo, aplique o cataplasma nas regiões dolorosas durante cerca de 15 minutos, retire assim que sentir uma forte sensação de queimação. Em caso de bronquite ou tosse, aplique o cataplasma sobre o peito durante cerca de 15 minutos.
Cebola
Contra as picadas de insetos. Aplique meia cebola sobre a picada de inseto e esfregue por alguns instantes.
Chá das folhas da goiabeira
Para tratar menstruações muito fortes e hemorragia uterina. Você vai precisar de 20 gramas das folhas novas da goiabeira e 1 litro de água. Ferva a água e quando esta estiver a ponto de ebulir, desligue o fogo e acrescente as folhas. Deixe descansar por dez minutos. Tomar 4 xícaras ao dia.
Chá de folhas de oliveira
Para emagrecer. Você vai precisar de 1 colher de sopa das folhas secas de oliveira e 1 litro de água. Ferva um litro de água em uma panela que não seja de alumínio. Ao levantar fervura, despeje uma colher (sopa) de folhas secas de oliveira (de preferência aquelas que vem moídas). Ferva mais um minuto, deixe esfriar e coe. Tomar 4 xícaras ao dia. Faça um chá fresco a cada dia.
Chá de jurubeba
Para aliviar cólicas hepáticas. Você vai precisar de 30 gramas das folhas e frutos de jurubeba e 1 litro de água. Ferva a água e quando esta estiver a ponto de ebulir, desligue o fogo e acrescente as folhas e frutos de jurubeba. Deixe descansar por dez minutos. Tomar 3 xícaras ao dia.
Chá de salsa
Minimização dos sintomas da menstruação (dor de cabeça, nos lombos e região uterina). Você vai precisar de 20 gramas da salsa inteira (folhas e talos) e 1 litro de água. Ferva a água e quando esta estiver a ponto de ebulir, desligue o fogo e acrescente a salsa. Deixe descansar por dez minutos. Beber o chá 3 vezes ao dia.
Cloreto de magnésio
Em caso de distúrbios e doenças relacionadas à falta de magnésio, como o estresse, a fadiga, a ansiedade e a insônia. Em caso de constipação exercendo um efeito laxante. Tem efeitos contra diversas infecções devido à sua ação preventiva e curativa do sistema imunológico. Você vai precisar de sachês de 20 gramas decloreto de magnésio (à venda em farmácias) e 1 litro de água. Dissolva o cloreto de magnésio na água. Visto que não é possível beber toda a mistura de uma vez só, mas sim por doses, é aconselhado estocá-la no refrigerador para ficar menos amarga.
O cloreto de magnésio tem um gosto muito amargo, isso pode ser um sério freio no consumo deste remédio. Aqui está uma boa dica: ao invés de dissolver o cloreto de magnésio na água e bebê-lo é possível utilizá-lo para salgar sopas, saladas, etc. Em vez da dose prevista de sal, ponha uma meia-dose de sal de cozinha e meia-dose de magnésio. O gosto amargo não estará tão sensível. Mantenha o sachê bem fechado, pois o produto atrai a umidade e pode se tornar um "xarope" de sal".
Para os adultos e crianças com mais de 5 anos: beber 1 dose, de 6 em 6 horas, durante 48 horas, e depois de 8 em 8 horas, até a cura completa. Observação: 1 dose = 125ml (copo pequeno), em 1 litro é possível ter então 8 doses. É importante observar que 2 a 5 litros de cloreto de magnésio são necessários para obter bons resultados (ou seja, entre 16 e 40 doses).
Compressas
Contra os panarícios. Você vai precisar de leite, alho e miolo de pão. Em uma panela, esquente um pouco de leite com dois dentes de alho picados e adicione o miolo de pão que absorverá o pouco de leite. Misture com o alho picado e assim você obterá a massa que será colocada na compressa. A compressa deve ser aplicada sobre o panarício durante cerca de 20 minutos. A preparação não deve estar fervendo. Renove a compressa 3 vezes por dia, até melhorar. O resultado e o alívio são rápidos.
Cravo-da-índia
Contra as dores de dente. Você vai precisar de cravo-da-índia ou essência de cravo-da-índia (óleo essencial de cravo-da-índia). Utilize os cravos-da-índia inteiros ou embeba um cotonete com óleo essencial de cravo-da-índia e aplique sobre o dente dolorido ou mastigue os cravos-da-índia.
Decocção camomila
Para clarear os cabelos ou obter reflexos dourados nos cabelos. Também serve para acalmar as irritações do couro cabeludo. Todavia, tome cuidado com o risco de alergia, não utilize se tiver alergia a esta planta. Para fazer uma decocção de camomila você irá precisar de 100 gramas de flores secas de camomila, cerca 1 litro de água e metade de um limão. Ferva água com as flores secas de camomila por 20 minutos (princípio da decocção).
Adicione o suco do meio limão e coe a mistura. Aplique essa mistura sobre os cabelos úmidos e deixe agir por alguns minutos. Aplique esse produto de preferência no sol, para aumentar ainda mais o efeito do clareamento. Você também pode trocar a decocção de camomila por uma infusão de camomila se estiver com pressa, só que esta pode ser menos eficaz.
Decocção de dente-de-leão
Problemas digestivos: dispepsia, problemas na região do fígado, prevenção dos cálculos biliares (prevenção e não tratamento!), anorexia, prevenção dos cálculos urinários e acne. Para uma xícara de decocção de dente-de-leão coloque 3 a 4 gramas da planta inteira com raiz de dente-de-leão em 200 ml de água fria. Deixe ferver por cerca de quinze minutos.
Decocção de frângula
Em caso de constipação (prisão de ventre) ocasional. Para uma xícara de decocção de frângula utilize 5 gramas (5 colheres de café) de casca seca de frângula cortada finamente e 200 ml de água. Podemos encontrar as cascas secas de frângula à venda em farmácias ou lojas especializadas - herbolários.
Não consuma a casca fresca de frângula, pois ela pode provocar diarréias com sangue e outros efeitos secundários do tipo gastrointestinais. Coloque a água fria e as cascas secas de frângula para ferver em uma panela. Assim que atingir a ebulição, deixe ferver por mais 10 minutos. Em seguida, deixe macerar essa mistura a frio, durante 2 horas. Coe e beba uma xícara de decocção de frângula antes de cada refeição.
Decocção de salsinha
Como desintoxicante, principalmente dos rins. Estima-se que a salsinha possa purificar os rins e prevenir determinadas doenças. No entanto tome cuidado, pois em caso de doença renal, favor sempre consultar um médico. Para uma xícara de decocção de salsinha você irá utilizar um punhado de folhas inteiras de salsinha com o caule, cerca de 500 ml de água, vara-dourada, 1 colher de café de folhas secas, 1 colher de café da cavalinha seca e mel.
Pique a salsinha em pequenas partes. Em uma panela, ferva a água e a salsinha. Assim que estiver em ebulição, deixe ferver por mais 3 minutos. Adicione imediatamente uma colher de vara-dourada e uma colher de café de cavalinha. Retire a panela do fogo e deixe repousar com uma tampa por 10 minutos. Coe se necessário. Adicione mel à preparação, diretamente na xícara. Beba uma xícara por dia, durante duas semanas. Repita esta decocção 3 vezes ao ano.
Decocção de tília
Em caso de febre, síndrome gripal e distúrbios do sono. Para uma xícara de decocção de tília você irá utilizar 2 gramas (cerca de 1 colher de café) de flores secas de tília e cerca de 300 ml de água. As folhas secas de tília podem ser encontradas à venda em farmácias, lojas especializadas ou herbolários, mas também é possível colhê-las na natureza e depois secá-las. Ferva a água fria e as flores de tília em uma panela. Assim que atingir a ebulição deixe ferver por mais de dez minutos. Coe se necessario. Beba uma decocção de flores de tília várias vezes ao dia.
Dente de alho
Contra as dores de garganta. Você vai precisar apenas de um dente de alho pequeno. Retire a pele escura do dente de alho, mas não toque na pele lisa (branca). Desde os primeiros desconfortos da dor de garganta chupe o dente de alho preparado previamente. Não morda, deixe derreter na boca. Quando sentir que a dor está anestesiada cuspa o dente de alho. Em caso de mais desconforto (ardência, garganta arranhada) repita novamente a operação. Geralmente, se esse tratamento for iniciado cedo, um dente de alho é o suficiente.
Quando estamos com alguma dor ou doença sempre procuramos um meio de nos curar por conta própria ao invés de ir ao médico. Um dos meios mais procurados são os remédios caseiros. Se não fizer bem, mal também não faz. Muitas receitas de remédios caseiros realmente funcionam. E é isso que você irá conferir nessa segunda parte da postagem.
Farelo de trigo
Contra as anginas. Você precisará apenas de farelo de trigo não tratado e nem modificado (não passado no vapor). Esquente uma tigela de farelo de trigo, mexendo sempre com uma colher de pau (em fogo brando). Faça um cataplasma quente em um pano, o mais quente possível, mas sem queimar a pele. Cuidado com crianças, pois elas são mais sensíveis. Coloque-o em volta da garganta. Deixe por 4 a 9 horas.
Folha de couve
Contra as dores reumatismais (inflamações). Você precisará de folhas de couve-crespa. Coloque as folhas de couve sobre um tecido fino. Coloque o tecido fino com as couves no forno frio e regule para 200°C. Deixe a preparação no forno por 5 minutos. Retire as bordas grossas. Aplique sobre as zonas doloridas uma ou duas tiras de folhas de couve previamente amassadas com um rolo para massa (para tirar o suco). Fixe bem com uma atadura e deixe no local por algumas horas.
Gargarejo de mel
Contra a rouquidão. Você vai precisar de 1 colher de sopa de mel e 250 ml de água. Ferva o mel na água por 5 minutos. Espere esfriar um pouco. Faça gargarejos com esta preparação várias vezes ao dia.
Gel de aloe vera
Para tratar e apaziguar naturalmente as queimaduras de sol ou as queimaduras de primeiro grau. Você pode encontrar a planta de aloe vera (babosa) à venda em inúmeros comércios. Corte, de preferência no sentido do comprimento, uma folha de aloe vera. Extraia o gel que for liberado. Aplique o gel diretamente sobre a queimadura ou leve ferida.
Gérmen de trigo
Contra a queda de cabelos. Você vai precisar de trigo biológico, grãos de trigo e um prato para servir como germinário. Coloque 2 colheres de sopa de trigo no germinário, separando bem os grãos no prato. Coloque água no prato e aguarde até que a água escoa. O objetivo é umidificar o germinário e o trigo. Coloque o germinário e o trigo que estiver sobre a luz. No dia seguinte recoloque água sobre o prato e espere até que ela escoa.
Dois ou três dias após o início da operação, assim que surgirem pequenos pontos brancos no trigo, este poderá ser consumido. É possível também esperar até que os germes estejam maiores. Para interromper o crescimento, coloque os germes em uma caixa no freezer. Após alguns dias, quando o gérmen estiver muito grande ele não estará mais tão bom. Mastigue o gérmen de trigo e engula-o. Você também deve mastigá-lo até que ele obtenha a consistência de um chiclete e depois engolí-lo. Tome 1 a 2 colheres de café de gérmen de trigo por dia.
Gotas a base de vinagre
Para prevenir as otites externas (otite do mergulhador), indicada sobretudo, para as pessoas sensíveis às otites externas ou para os mergulhadores. Você precisará de água da torneira, vinagre de maçã (não pode ser outro) e um frasco conta-gotas (à venda em farmácias). Misture em quantidades iguais a água e o vinagre de maçã, e depois coloque a mistura no frasco conta-gotas. Coloque todas as noites 3 gotas da mistura no conduto auditivo externo, inclinando ligeiramente a cabeça para o lado, para que as gotas entrem no conduto. Comece o tratamento, por exemplo, uma semana antes de mergulhar.
Grãos de feno-grego
Contra a anorexia em garotas jovens. Para dar curvas ao corpo. Você vai precisar de grãos de halba (feno-grego) e mel. Lave os grãos de feno-grego e deixe-os de molho por 30 minutos. Moa os grãos de feno-grego. Misture os grãos moídos com mel para obter uma pasta onctuosa. Em geral, aconselhamos uma terapia de uma semana, ou seja, 1 colher no café da manhã (em jejum) e outra à noite, antes de deitar. Esse tratamento pode ser refeito a cada estação (a cada 3 meses) e caso haja necessidade.
Grogue
Contra a febre e os resfriados. Você vai precisar de rum, mel e leite. Esquente o leite e adicione o rum e o mel (2/3 de leite; 1/3 de rum e 2 colheres de café de mel). Beba uma xícara antes de dormir.
Grogue a base de tília
Contra os resfriados (medida complementar). Você vai precisar de 2 a 4 colheres de rum, 3/4 de uma xícara de infusão de tília, suco de 1/2 limão e 1 a 2 colheres de mel. Depois que você fizer uma infusão de tília de 5 a 10 minutos, coloque cerca de 3/4 em uma xícara e adicione um pouco do rum, o suco de limão e o mel, conforme as quantidades citadas acima. Beba bem quente antes de dormir. Tome cuidado se estiver tomando medicamentos contra a febre e a dor (paracetamol, ibuprofeno), pois o álcool contido no rum pode causar problemas. Aconselhe-se com o seu farmacêutico.
Grogue do chade
Contra as dores de garganta, as anginas e os resfriados. Você vai precisar de rum, água, alho e mel. Ferva um dente de alho cortado em lâminas em 1/3 de copo de água por 1 minuto. Adicione 1/3 de copo de rum e deixe ferver. Fora do fogo deixe em infusão por 3 minutos, despeje em um copo ou xícara e adoce com um mel líquido (acácia, tomilho ou conífera) não esquentado. Não jogue fora as lâminas de alho, mas coloque-as em uma sopa ou em um prato de legumes. Por ter conteúdo alcóolico, tome apenas um copo por dia, antes de dormir. Remédio indicado somente para adultos.
Inalação de alecrim
Para ter uma pele bonita ou para combater resfriados, bronquite, etc.(inalação). Você vai precisar de folhas secas de alecrim e água. Coloque as folhas de alecrim em uma panela cheia de água. Espere ferver e deixe por mais dez minutos (decocção). Coloque a mistura obtida no reservatório do aparelho de inalação ou em uma tigela. Para ter uma pele mais bonita cubra o seu rosto com uma toalha e incline-se em direção à mistura obtida da preparação. Para combater resfriados (bronquite, coriza, etc.): Faça uma inalação com a mistura obtida.
Inalação de tomilho
Para tratar o resfriado e a sinusite. Você vai precisar de folhas secas de tomilho, sachê de infusão de tomilho ou óleo essencial de tomilho (1 gota é o suficiente) e aparelho para inalação (inalador). Faça uma infusão de tomilho no reservatório do aparelho de inalação. A infusão deve estar bem quente ou fervendo para garantir uma boa evaporação, e portanto, uma boa penetração do vapor nas vias respiratórias do nariz.
É possível utilizar também uma gota de óleo essencial de tomilho (ao invés da infusão de tomilho), você pode misturar a gota em água quente ou fervendo. Coloque novamente a parte superior do aparelho de inalação e dê início ao procedimento. Faça uma inalação durante cerca de 3 minutos (com água quente ou fervendo).
Infusão anti-cistite
Contra as cistites. Você vai precisar de 25 gramas folhas de bétula, 30 gramas de raiz de alcaçuz e 45 gramas de folhas de uva ursi. Misture todas estas plantas em uma tigela grande, respeitando a quantidade receitada acima. Coloque uma colher de café desta mistura em uma xícara e adicione água fervente. Beba várias vezes ao dia.
Infusão contra a fadiga
Contra a fadiga. Você vai precisar de 50 gramas de raiz de genciana, 50 gramas de frutos de rosa-canina (rica em vitamina C) e 50 gramas de folhas de alecrim. Misture as três plantas. Para uma xícara (250 ml), adicione uma colher de café desta mistura. Deixe em infusão por cerca de dez minutos (para obter uma dose eficaz em substâncias ativas). Conforme orientação, por exemplo, 2 vezes ao dia, uma pela manhã e outra ao meio dia.
Infusão contra os resfriados
Contra os resfriados (prevenção e tratamento) e as bronquites. Você vai precisar de cebola, tomilho, folhas de loureiro, canela, alecrim, ramo de limoeiro, capuchinha, papoula, lavanda, orégano, rabanete negro, alcaçuz, tília, suco de limão, mel de abelha puro, alho e azeite de oliva virgem. Ferva todos os ingredientes (ou os que você disponibilizar) durante 10 minutos. Depois adicione o suco de limão (não o ferva!), o alho e o azeite de oliva.
Beba várias xícaras da infusão durante o dia e tome uma colher de sopa de azeite de oliva quente com um dente de alho antes de dormir. Para uma maior eficácia, não ingerir nada depois da infusão. Como prevenção, tome uma xícara de infusão todas as manhãs, desde os primeiros dias frios, ou desde os primeiros sintomas, se for sensível.
Infusão de absinto
Em caso de problemas digestivos (acidez gástrica, anorexia). Para uma xícara de infusão de absinto você irá precisar de 1 grama de folhas secas de absinto e cerca de 200ml de água. É possível encontrar as folhas de absinto em farmácias, lojas especializadas ou herbolários. Ferva a água e despeje-a nas folhas de absinto. Deixe em infusão por 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma infusão de absinto 30 minutos antes da refeição.
Infusão de alquemila
Em caso de distúrbios ginecológicos como menstruações dolorosas, síndrome pré-menstrual e diarréia. Para uma xícara de infusão de alquemila utilize 2 a 4.5 gramas de folhas secas de alquemila e cerca de 200ml de água. É possível encontrar as folhas de alquemila em farmácias, lojas especializadas, herbolários ou na natureza, de preferência na primavera. Ferva a água e adicione-a nas folhas de alquemila. Deixe em infusão por 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba 2 a 3 xícaras por dia, em caso de diarréia (não específica) benigna ou distúrbios ginecológicos (menstruações dolorosas).
Infusão de amora-preta
Contra a diarréia. Para uma xícara de infusão de amora-preta utilize 2 colheres de café de folhas de amora-preta e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar as folhas de amora-preta em farmácias, lojas especializadas como herbolários ou na própria natureza. Ferva a água e adicione as folhas de amora-preta. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara, três vezes ao dia.
Infusão de amor-perfeito
Contra a tosse e os catarros das vias respiratórias. Em gargarejos, quando houver inflamações da garganta (dor de garganta). Para uma xícara de infusão de amor-perfeito você irá precisar de 1 colher de café da planta seca amor-perfeito e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar esta planta em farmácias, lojas especializadas, ou então, também é possível colhê-la na natureza para posteriormente secá-la. Esta planta deve ser colhida em seu período de florescência (de março a setembro, na América do Norte e na Europa).
Ferva a água e adicione as plantas secas de amor-perfeito. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Em caso de tosse ou catarro das vias respiratórias beba uma xícara de infusão 3 vezes ao dia. Eventualmente, adicione uma colher de mel na infusão, pois ele é muito eficaz contra a tosse. Em caso de dor de garganta faça um gargarejo à base de infusão de amor-perfeito até 8 vezes ao dia.
Infusão de anis-estrelado
Em caso de distúrbios digestivos, tais como os estufamentos. Para uma xícara de infusão de anis-estrelado você irá precisar de de 200 ml de água e cerca de 8 estrelas de anis-estrelado trituradas. Você pode encontrá-las à venda em farmácias ou lojas especializadas. Ferva a água e adicione-a aos frutos (estrelas) de anis-estrelado. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara, várias vezes ao dia, se possível após cada refeição.
Infusão de boldo
Em caso de distúrbios digestivos, principalmente dor de barriga acompanhada de espasmos e úlceras. Para uma xícara de infusão de boldo você irá precisar de 1 a 2 colheres de café de folhas secas de boldo e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar as folhas secas de boldo em farmácias ou lojas especializadas. Ferva a água e adicione-a às folhas secas de boldo. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão 3 vezes ao dia.
Infusão de cálamo-aromático
Contra a queimação de estômago. Para uma xícara de infusão de cálamo-aromático você irá precisar de 1 colher de café de rizomas secos de cálamo e cerca de 200ml de água. É possível encontrar os rizomas de cálamo-aromático em farmácias, lojas especializadas ou herbolários. Ferva a água e adicione-a aos rizomas de cálamo-aromático. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão de cálamo-aromático três vezes ao dia.
Infusão de camomila
Em caso de problemas digestivos e distúrbios leves do sono. Para uma xícara de infusão de camomila utilize 1 colher de sopa de flores secas de camomila e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar as flores secas de camomila à venda em farmácias, lojas especializadas, herbolários. Também é possível colher as flores de camomila no início do verão na natureza e secá-las para a infusão. Ferva a água e adicione-a às flores de camomila. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma infusão de flores de camomila várias vezes ao dia.
Infusão de capim-limão
Em caso de distúrbios digestivos ou do sono. Para uma xícara de infusão de capim-limão você irá precisar de 2 gramas de folhas secas de capim-limão e cerca de 200ml de água. É possível encontrar as folhas de capim-limão em farmácias ou herbolários. Ferva a água e adicione-a às folhas de capim-limão. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias vezes ao dia, em caso de distúrbios digestivos, ou uma xícara uma vez ao dia, antes de ir dormir, em caso de distúrbio do sono.
Infusão de cardo-mariano
Em caso de dispepsia, dor de barriga. Para uma xícara de infusão de Cardo-Mariano você irá precisar de 5 gramas de frutos moídos de Cardo-Mariano e 200 ml de água. É possivel encontrar o Cardo-Mariano em farmácias, lojas especializadas ou herbolários. Ferva a água e adicione-a aos frutos moídos de Cardo-Mariano. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias vezes ao dia.
Infusão de casca de cebola
Para clarear os cabelos e ter reflexos dourados. A cepalina que pode ser encontrada nas cascas de cebola é um pigmento dourado que adere à cutícula do cabelo e lhe fornece uma ação clareadora. Você vai precisar de 3 cascas de cebola e 1 litro de água. Ferva as 3 cascas de cebola em um litro de água. Coe e deixe esfriar. Após o xampú, aplique esta mistura sobre os cabelos e deixe agir por um instante. Seque os seus cabelos ao sol para aumentar ainda mais o efeito clareador.
Infusão de cavalinha
Em caso de cistites ou infecções urinárias. Para uma xícara de infusão de cavalinha utilize 2 colheres de café de ervas secas de cavalinha e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar as ervas secas de cavalinha em farmácias e lojas especializadas. Também é possível colher as ervas na natureza e secá-las. Ferva a água e adicione-a às ervas secas de cavalinha. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma infusão de cavalinha várias vezes ao dia.
Infusão de cominho
Em caso de distúrbios digestivos como flatulências. Para uma xícara de infusão de cominho você irá precisar de 1 a 2 colheres de café de frutos secos de cominho e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar os frutos secos de alcarávia em farmácias ou herbolários. A primeira etapa, aconselhada mas não necessária, consiste em triturar os frutos secos de alcarávia em um morteiro com um pilão, para liberar o óleo essencial que existe nos frutos.
Em seguida, adicione os frutos triturados em uma xícara ou na parte superior da xícara. Ferva a água e adicione a água fervente aos frutos triturados. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Coe se ainda restarem frutos na xícara. Beba uma xícara de infusão de alcarávia várias vezes ao dia.
Infusão de epilóbio
Em caso de hiperplasia benigna da próstata. Para uma xícara de infusão de epilóbio utilize 2 gramas das partes aéreas secas do epilóbio e cerca de 200ml de água. É possível encontrar as partes aéreas secas do epilóbio em farmácias ou herbolários, ou é possível colher as ervas de epilóbio na natureza e secá-las para a infusão. Ferva a água e adicione-a às partes aéreas secas do epilóbio. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas e coe. Beba uma infusão de epilóbio de manha e uma à noite. O efeito ocorre somente após algumas semanas (não é imediato).
Infusão de erva de São João
Em caso de depressão leve a moderada. Para uma xícara de infusão de Erva de São João utilize de 1 a 2 colheres de café de flores secas de Erva de São João e cerca de 200 ml de água. É possível encontrar as flores secas de Erva de São João em farmácias, lojas especializadas (como herbolários) ou na natureza (você pode colher as flores e secá-las para fazer a infusão). Ferva a água e adicione-a às flores secas de Erva de São João. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba 1 a 2 xícaras de infusão de Erva de São João todos os dias. O efeito da infusão ocorre somente após 2 ou 3 semanas.
Infusão de erva-cidreira
Em caso de distúrbios gastro-intestinais, nervosismo (estresse) e ansiedade leve. Para uma xícara de infusão de erva-cidreira você irá precisar de 1 a 3 colheres de café de folhas secas de erva-cidreira e cerca de 200ml de água. Você pode encontrar as folhas secas de erva-cidreira em farmácias, lojas especializadas ou na própria natureza (você pode colher e secar as plantas). Ferva a água e adicione-a às folhas secas de erva-cidreira. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Em caso de distúrbios gastro-intestinais, beba uma xícara de infusão de erva-cidreira várias vezes ao dia, ou apenas uma xícara antes de dormir, em caso de distúrbios do sono.
Confira a seguir mais algumas receitas de remédios que podemos preparar facilmente em casa e que realmente funcionam. Nesta terceira parte você irá conferir 31 receitas caseiras de infusões para diversos tipos de desconfortos, dores e doenças. É possível encontrar as ervas indicadas nas receitas em farmácias, lojas especializadas, herbolários ou na própria natureza.
Infusão de espinheiro-branco
Em caso de distúrbios cardíacos leves. Para uma xícara de infusão de espinheiro-branco, você irá precisar de 1 colher de café de folhas, bagas ou flores secas de espinheiro-branco e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a ao espinheiro-branco (folhas, bagas e/ou flores secas). Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias até 4 vezes ao dia durante um mês.
Infusão de fel-da-terra
Em caso distúrbios, anorexia. Para uma xícara de infusão de fel-da-terra você irá precisar de 1 a 2 colheres de café de ervas secas de fel-da-terra e cerca de 200ml de água. Ferva a água e adicione-a às ervas secas de fel-da-terra. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias vezes ao dia.
Infusão de feno-grego
Em caso de falta de apetite (anorexia). Para uma xícara de infusão de feno-grego utilize 500 mg de grãos pulverizados e cerca de 150 ml de água fria. Deixe macerar a mistura de grãos pulverizados de feno-grego com a água fria durante 3 horas. Beba várias xícaras por dia.
Infusão de folhas assa-peixe
Para tratar a tosse, bronquite e gripe. Você vai precisar de 2 colheres de sopa de folhas de Assa-peixe picadas e uma xícara de chá de água. Colocar 2 colheres de sopa das folhas picadas em uma xícara de chá. Adicionar água fervente. Deixar abafar durante 10 minutos. Tomar de 3 a 4 colheres de sopa ao dia. É contra-indicado para diabéticos.
Infusão de frângula
Em caso de constipação ocasional (prisão de ventre). Para uma xícara de infusão de frângula você irá precisar de 2 colheres de café de casca seca de frângula cortada bem finamente e cerca de 200 ml de água. Não consuma a casca fresca de frângula, pois ela pode provocar diarréias com sangue e outros efeitos secundários gastro-intestinais. Ferva a água e adicione-a às cascas secas de frângula. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara antes de dormir.
Infusão de funcho
Em caso de distúrbios digestivos. Para uma xícara de infusão de funcho utilize 1 colher de café de frutos secos de funcho, um morteiro (útil para retirar os óleos essenciais contidos no fruto do funcho) e cerca de 200 ml de água. A primeira etapa, aconselhada, porém não necessária, consiste em triturar os frutos secos de funcho em um morteiro, com um pilão, para liberar o óleo essencial que existe nos frutos. Em seguida, adicione os frutos triturados em uma xícara ou na parte superior da taça. Ferva a água e adicione-a aos frutos triturados de funcho. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Coe eventualmente, se restarem frutos de funcho na xícara. Beba uma xícara de infusão de funcho uma a três vezes ao dia.
Infusão de genciana
Distúrbios digestivos, anorexia, falta de apetite, dispepsia, estufamentos, flatulências. Para uma xícara de infusão de genciana utilize 1 gr das raízes secas de genciana e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às raízes secas de genciana. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas e filtre a mistura. Beba uma xícara de infusão várias vezes ao dia. Beba de preferência 30 minutos antes ou depois da refeição.
Infusão de gengibre
Para esquentar o corpo, em caso de resfriados ou tosse, congestão nasal, vômitos e náuseas, contra o colesterol. Para uma xícara de infusão de gengibre você irá precisar de 0.5 gr a 1 gr de raízes secas de gengibre e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione as raízes secas de gengibre. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Em caso de náuseas beba 1 xícara três vezes ao dia.
Infusão de groselha-preta
Distúrbios reumatismais como artrite, artrose, gota. Distúrbios urinários, pernas pesadas, diarréia leve. Para uma xícara de infusão de groselha-preta você irá precisar de 1.5 a 4.5 gramas de folhas secas de groselha-preta e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às folhas de groselha-preta. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias vezes ao dia.
Infusão de hamamélis
Contra hemorróidas, distúrbios venosos. Para uma xícara de infusão de hamamélis utilize 1 a 2 gramas de folhas secas de hamamélis e cerca de 200 ml de água ou mais para os banhos de assento. Ferva a água e adicione-a às folhas secas de hamamélis. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Faça banhos de assento de beba uma xícara de infusão três vezes ao dia entre as refeições.
Infusão de laranjeira
Em caso de insônia, distúrbios do sono ou estresse. Para uma xícara de infusão de flor de laranjeira utilize 1 a 2 colheres de café das flores secas de laranjeira e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às flores de laranjeira. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba 1 a 2 xícaras da infusão 30 minutos antes de ir dormir.
Infusão de levístico
Em caso de distúrbios digestivos como dispepsia, dor de barriga, flatulência. Para uma xícara de infusão de raíz de levístico utilize 1 a 1.5 colher de café de raíz de levístico e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às raízes secas de levistico. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão de levístico uma a três vezes ao dia.
Infusão de malva
Em caso de tosse, dor de garganta, afta, bronquite, rouquidão, laringite, panarício (em compressa). Para uma xícara de infusão de flores de malva você irá precisar de 3 a 4 colheres de café de flores de malva e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione as flores secas de malva. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão várias vezes ao dia, em caso de tosse.
Infusão de mente
Em caso de distúrbios digestivos. Para uma xícara de infusão de menta utilize 1 colher grande de folhas secas de menta e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às folhas secas de menta. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara três vezes ao dia de preferência entre as refeições.
Infusão de mil-folhas
Em caso de espasmos, como por exemplo, na ocasião de distúrbios digestivos ou menstruações dolorosas. Para uma xícara de infusão de mil-folhas utilize 2 gramas das partes aéreas secas de mil-folhas e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a à mil-folhas. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba a infusão de mil-folhas várias vezes ao dia.
Infusão de mirtilo composto
Contra a gastroenterite (diarréia). Para 1 litro de água quente você precisará de 30 gramas de bagas secas de mirtilo, 4 colheres de café de folhas secas de nogueira, 4 colheres de café de folhas secas de sálvia e elixir do sueco. Coloque as bagas de mirtilo na água e deixe ferver por 5 a 7 minutos. Em seguida, retire do fogo, adicione as folhas de nogueira e de sálvia, e deixe em infusão por 3 a 5 minutos. Depois coe em uma garrafa térmica. Beba esta infusão várias vezes durante o dia (não adicione açúcar). Adicione uma colher de café de elixir do sueco. Beba de 1 a 1,5 litro e meio por dia.
Infusão de pata-de-vaca
Para tratar diabetes. Você vai precisar de 2 xícaras de café de folhas picadas e ½ litro de àgua. Ferva a água e adicione as folhas picadas. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Tomar de 4 a 6 xícaras de chá ao dia.
Infusão de primavera
Em caso de tosse (tosse produtiva). Para uma xícara de infusão de primavera utilize 1 a 1.5 colher de café de flores secas de primavera e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às flores secas de primavera. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão uma a duas vezes ao dia.
Infusão de pulmonária
Contra a tosse e a bronquite. Para uma xícara de infusão de pulmonária utilize cerca de 1 colher de café de folhas secas de pulmonária, algumas folhas de menta para tirar o gosto amargo da infusão de pulmonária e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às folhas de pulmonária e às folhas de menta. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Sabemos que o mel tem um efeito positivo no tratamento da tosse, portanto você pode adicionar uma colher de mel na sua infusão, para ampliar o efeito anti-tosse desta preparação. Beba a infusão de folhas de pulmonária várias vezes ao dia.
Infusão de rosa canina
Em caso de resfriados (prevenção e tratamento). Para uma xícara de infusão de rosa-canina (também conhecida como rosa-mosqueta ou rosa selvagem) utilize cerca de 3 gramas de rosa-canina e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a à rosa canina. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba essa infusão bem quente várias vezes ao dia.
Infusão de ruibarbo
Em caso de prisão de ventre ocasional. Para uma xícara de infusão de ruibarbo você irá precisar de 1 colher de café de raízes secas de ruibarbo (de preferência trituradas) e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às raízes secas trituradas de ruibarbo. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão de ruibarbo à noite antes de deitar. O efeito laxante ocorre após 6 - 8 horas. É contra-indicado para crianças com menos de 10 anos e grávidas.
Infusão de sabugueiro
Em caso de resfriado, febre. Para uma xícara de infusão de sabugueiro utilize 2 colheres de café de flores de sabugueiro e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às flores de sabugueiro. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba a infusão de sabugueiro várias vezes ao dia.
Infusão de sálvia
Em caso de dores de garganta (faça gargarejos), resfriados. Para uma xícara de infusão de sálvia utilize 1 colher de café de folhas de sálvia e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às folhas de sálvia (de preferência secas). Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara várias vezes ao dia em caso de resfriado ou dor de garganta. Utilize também em forma de gargarejos. Faça gargarejos três vezes ao dia.
Infusão de serpilho
Em caso de tosse, bronquite. Para uma xícara de infusão de serpilho utilize 2 colheres de café de ervas secas de serpilho e cerca de 200 ml de água. Esquente a água e adicione-a às ervas de serpilho. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Você pode adicionar mel. Beba a infusão várias vezes ao dia.
Infusão de tília
Em caso de febre, resfriados, distúrbios do sono. Para uma xícara de infusão de tília utilize cerca de 1 colher de café de flores secas de tília e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às flores de tília. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba a infusão de flores de tília várias vezes ao dia.
Infusão de tomilho
Em caso de tosse, bronquite. Para uma xícara de infusão de tomilho utilize 1 a 2 colheres de café de ervas secas de tomilho e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às ervas de tomilho. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba a infusão de tomilho várias vezes ao dia.
Infusão de urtiga
Graças ao seu efeito diurético, esta infusão ajuda a combater as cistites e a prevenir os cálculos urinários e renais. Ele ajuda também a rinite alérgica. Para uma xícara de infusão de urtiga utilize 2 colheres de café de folhas de urtiga e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione as folhas de urtiga. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz de substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão até 8 vezes ao dia.
Infusão de valeriana
Em caso de dificuldades para adormecer, distúrbios do sono, ansiedade. Para uma xícara de infusão de valeriana utilize 1 colher de café de raízes de valeriana e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às raízes de valeriana. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma xícara da infusão várias vezes ao dia, de preferência à noite, para auxiliar o sono.
Infusão de verbasco
Em caso de tosse ou bronquite. Para uma xícara de infusão de verbasco você irá precisar de 1 a 2 colheres de café de flores secas de verbasco e cerca de 200ml de água. Ferva a água e adicione-a às flores de verbasco. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba uma infusão de verbasco, uma a duas vezes ao dia, principalmente em caso de tosse produtiva.
Infusão de verbena
Em caso de distúrbios do sono, de estresse. Para uma xícara de infusão de verbena (perfumada) você irá precisar de 1 a 2 colheres de café de folhas de verbena e cerca de 200 ml de água. Ferva a água e adicione-a às folhas de verbena. Deixe em infusão por cerca de dez minutos para obter uma dose eficaz de substâncias ativas. Beba uma xícara de infusão de verbena antes de dormir em caso de distúrbios do sono ou problemas para dormir. Ou em caso de estresse ou nervosismo, beba várias xícaras ao dia.
Infusão desintoxicante
Para eliminar as toxinas, para favorecer a perda de peso (como medida complementar de um regime), por exemplo, em caso de sobrepeso ou obesidade. Você vai precisar de 20 gramas de folhas de bétula, 15 gramas de casca de frângula, 15 gramas de flores de sabugueiro, 20 gramas de raízes de dente-de-leão, 20 gramas de folhas de hortelã e 10 gramas de bagas de zimbro. Misture todas as plantas e coloque duas colheres de café desta mistura em uma xícara. Adicione água fervente e beba várias vezes ao dia.
Receitas caseiras de remédios são sempre a primeira escolha de pessoas que sofrem com doenças, dores ou desconfortos. Tanto é que muitas até cultivam plantas em casa para prepararem seus próprios remédios. Esta é a quarta e última parte da postagem que ensina a preparar receitas que realmente funcionam.
Infusão laxativa
Em caso de prisão de ventre (constipação). Você vai precisar de 50 gramas de frutos de sene, 15 gramas frutos de erva-doce, 15 gramas frutos de funcho, 10 gramas de raízes de alcaçuz e 10 gramas de flores de sabugueiro. Misture todas as plantas em uma tigela grande conforme as quantidades estipuladas acima. Coloque uma colher de café desta mistura em uma xícara e adicione água fervente. Beba várias vezes ao dia.
Infusão para amamentação
Para favorecer o bom desenvolvimento do aleitamento. Você vai precisar de 10 gramas de frutos secos de alcarávia, 10 gramas de frutos secos de aneto, 40 gramas de folhas secas de melissa (erva-cidreira), 80 gramas de rizoma de alpínia, 80 gramas de frutos secos de funcho e 80 gramas de folhas secas de verbena. Misture todas estas plantas respeitando a quantidade mencionada acima. Coloque uma colher de café desta mistura em uma xícara e adicione água fervente. Beba todos os dias.
Infusão para gravidez
Para favorecer o bom desenvolvimento da gravidez durante os últimos três meses. Você vai precisar de 15 gramas de folhas de framboeseira, 15 gramas de alquemila, 15 gramas de folhas de urtiga, 15 gramas de erva-de-São-João, 15 gramas de melissa (erva-doce), 15 gramas de mil-folhas e 15 gramas de cavalinha. Misture todas estas plantas conforme as proporções mencionadas acima. Coloque uma colher de café da mistura em uma xícara e adicione água fervente. Beba todos os dias.
Infusão para a menopausa
Para a menopausa. Você vai precisar de alquemila (planta inteira seca), mil-folhas (partes aéreas secas) e sálvia (folhas secas). Misture a mesma quantidade das três plantas. Por exemplo, prepare 150 gramas misturando 50 gramas de cada uma das planta citadas acima. Para uma xícara de infusão (250 ml) adicione 1 colher de café da mistura. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos para obter uma dose eficaz em substâncias ativas. Beba duas xícaras ao dia.
Infusão peitoral
Em caso de tosse. Você vai precisar de 10 gramas altéia (malva-branca), 15 gramas de Anis (erva-doce), 5 gramas de Perpétua-das-areias, 10 gramas de Alcaçuz, 15 gramas de Malva, 10 gramas de Polígala da Virgínia, 10 gramas de Tomilho e 15 gramas de Verbasco. Misture todas estas plantas em uma tigela grande respeitando as quantidades estipuladas acima. Coloque uma colher de café desta mistura em uma xícara e adicione água fervente. Beba várias vezes ao dia.
Leite com alho
Contra a tosse seca (por exemplo, em caso de crises de tosse durante a noite). O leite ajuda no sono e no relaxamento. Você vai precisar de alho, leite e mel. Ferva o leite. Adicione o alho moído ou cortado em fatias finas. Cozinhe em fogo brando por alguns minutos. Adicione o mel para adoçar. Beba bem quente. Beba antes de deitar, por exemplo.
Loção de urtiga
Para fortalecer os cabelos, tônico para os cabelos. Você vai precisar de 3 punhados de urtiga fresca e cerca de 200ml de água. Coloque as urtigas em um mixer. Adicione às urtigas trituradas cerca de 200 ml de água. Filtre a mistura. Aplique e massageie o couro cabelo com a loção. Não utilize em pontos de sutura!
Mel com própolis
Contra dor de garganta, amidalites, faringites, rouquidão, tosse, gripe e resfriados. Você vai precisar de mel de abelha e própolis. A resina de própolis (350g) pode ser obtida da colmeia e então colocar em um recipiente e completar até um litro, deixar em um recipiente fechado durante 30 a 40 dias, mexer todos os dias por cerca de 10 minutos, obtendo o extrato de própolis. O mel e o própolis, também podem ser comprados prontos. Misturar o extrato de própolis ao mel na proporção de 2,0 milímetros do extrato para 100 gramas de mel. Uma colher de sobremesa, duas a três vezes por dia, durante 15 dias.
Noz moscada
Contra as dores de dente. Você vai precisar de noz moscada ou essência de noz moscada. Embeba um cotonete com óleo essencial de noz moscada e aplique sobre o dente dolorido.
Óleo contra piolhos
Contra os piolhos. Você vai precisar de 30 ml de óleo de oliva (azeite), 10 gotas de óleo essencial de lavanda e 10 gotas de óleo essencial de alecrim. Misture os três ingredientes. Aplique a mistura sobre o couro cabeludo e os cabelos úmidos, e em seguida, cubra o couro cabeludo com uma touca e deixe a aplicação por cerca de uma hora.
Óleo de amêndoa doce
Para tratar a pele seca, para prevenir estrias. O óleo de amêndoa doce é um óleo de cor amarela que penetra rapidamente na pele e pode ser encontrado em farmácias. Utilize o óleo de amêndoa tal como ele é, sem nenhuma preparação específica. No entanto, você também pode adicionar algum óleo essencial ao óleo de amêndoa doce. O óleo de amêndoa doce é uma base bastante utilizada nas preparações para uso externo dos óleos essenciais. Aplique o óleo de amêndoa nos locais desejados, várias vezes ao dia.
Óleo de mamona
Contra a prisão de ventre ocasional. O óleo de mamona pode ser encontrado em farmácias. Utilizar o próprio óleo de mamona sem nenhuma preparação especial. Tomar 1 a 2 colheres de sopa (15 a 30 ml) de óleo de mamona.
Ora-pro-nobis
Tratamento de desnutrição e anemia. Você vai precisar de folhas e água. Triturar as folhas com água no liquidificador e acrescentar na massa do pão ou massa de macarrão. Suas folhas também podem ser usadas em saladas. Alto valor nutritivo, pode ser usado em todas as refeições.
Pó de cavalinha
Contra a artrose e outros distúrbios articulares. Deixe secar a cavalinha e triture-a com um morteiro. Tome todo dia uma colher de café de pó à base de cavalinha moída. Esta mistura é muito rica em silício e ajudará a fortalecer as suas articulações e tendões.
Pomada de calêndula
Contra os ferimentos e machucados com cicatrização lenta. Não aplique em feridas abertas (que estiverem sangrando). Em queimaduras superficiais como as de primeiro grau ou queimaduras de sol. Você vai precisar de 1 punhado (cerca de 70 gramas) de flores de calêndula frescas e 200 gramas de vaselina. Derreta a vaselina no fogo brando e adicione as flores de calêndula. Ferva tudo e misture bem. Coloque a mistura em musselina apertando bem. Deixe esfriar. Coloque em um pote ou tubo. Aplique várias vezes ao dia.
Remédio contra o terçol
Contra o terçol. Você vai precisar de tomilho fresco, água de rosa e compressas esterilizadas. Corte o tomilho. Coloque-o em uma compressa embebida em água de rosa. Coloque essa compressa sob o terçol por ao menos uma hora. Aplique uma a duas vezes ao dia. Procure trabalhar da forma mais esterilizada possível, lave as suas mãos e desinfete-as com álcool (70 graus, por exemplo), se possível utilize luvas, lave bem o tomilho, etc.
Remédio de alho contra os parasitas intestinais
Contra os parasitas intestinais como os vermes. Você vai precisar de 4 dentes de alho e 1 xícara de leite. Amasse os 4 dentes de alho e adicione o leite. Ferva por 15 minutos. Deixe macerar durante a noite. Na manhã seguinte tome o conteúdo da xícara que macerou durante a noite em jejum. Efetue novamente a mistura até eliminar os vermes.
Sal marinho para banho
Em caso de reumatismos, nervosismo, espasmos musculares, psoríase. O sal marinho para banho está à venda em farmácias. Para um banho em uma banheira grande (de 80 L), dissolva 250gr de sal marinho em água bem quente (o mais quente possível) em seguida coloque água fria para que a temperatura chegue à 37°C. Um banho de 15 a 20 minutos, em uma temperatura de 37°C, uma vez ao dia, pode ajudar em caso de nervosismo ou distúrbios reumatismais. Em caso de psoríase a posologia deve ser adaptada, converse com o seu médico ou farmacêutico.
Sementes de psílio
Em caso de constipação (prisão de ventre). Você vai precisar de 10 gramas de sementes de psílio (dose diária de até 20g) e 200 ml de água. Coloque as sementes de psílio em um copo de água e deixe que elas estufem. Beba a mistura. Após a absorção das sementes beba um copo de água. Ingerir líquido é muito importante em caso de prisão de ventre. Tome a mistura duas vezes ao dia (uma de manhã e outra à noite).
Sopa de urtiga
Rica em ferro. A sopa pode combater a anemia, mas o ideal é controlar a taxa de ferro em um médico e eventualmente tomar medicamentos à base de ferro. Para uma sopa de urtiga, para cerca de 3 pessoas, você irá precisar de 300 gramas de urtiga fresca, 250 gramas de batata, 1.5 litro de água, 1 pitada de sal, pimenta, caldo e manteiga. Retire os caules das folhas de urtiga. Lave cuidadosamente as folhas de urtiga. As urtigas picam, portanto, para evitar esse problema, você pode colocá-las por um breve instante na água quente. Corte as folhas em fatias finas. Corte as batatas em rodelas. Coloque as folhas de urtiga e as batatas em uma panela com água e cozinhe em fogo baixo por 20 minuto. Adicione um pouco de caldo e sal. Você pode servir a mistura diretamente ou colocá-la em um processador. Adicione um pouco de manteiga, creme e/ou pimenta. Consuma uma vez ao dia.
Soro fisiológico
Contra resfriados, rinite ou sinusite. Você vai precisar de água e sal. Ferva um litro de água com uma colher de café rasa de sal. Deixe o líquido ficar morno. Utilize uma seringa ou uma pipeta e instile em cada narina. Para a água não passar diretamente para a boca e descer o mais longe possível nos sinus, experimente dizer "ke ke ke....".
Spray preventivo contra as picadas de insetos
Para prevenir as picadas de insetos. Este remédio não age contra as picadas de carrapatos e anófeles (mosquitos que transmitem a malária). Você vai precisar de 125 ml de óleo de amêndoa doce, 10 gotas de óleo essencial de citronela, 10 gotas de óleo essencial de cedro e 1 garrafa pulverizadora. Misture todos os ingredientes na garrafa pulverizadora. Aplique sobre o corpo antes de sair. O produto pode ser aplicado várias vezes ao dia.
Suco de acerola
Rico em vitamina C, indicado para fortalecer o sistema imunológico, por exemplo, contra a gripe, os resfriados, etc. Você vai precisar de acerola, água, açúcar e centrífuga de frutas. Coloque a acerola, um pouco de água e o açúcar na centrífuga de frutas. Bata por alguns minutos. Coe a mistura e sirva. Beba este suco uma vez ao dia pela manhã. Você pode misturar a acerola com banana, laranja ou outras frutas. O objetivo é diminuir o gosto ácido, amargo da acerola. Esta fruta é muito rica em vitamina C.
Suco de cenoura
Prepara a pele para a exposição ao sol (ajuda a ter ter um bronzeado bonito). Você vai precisar de cenouras (de origem biológica se possível) e uma centrífuga. Utilize cerca de 10 cenouras. Descasque-as e coloque-as na centrífuga. Você obterá um suco de cenoura bem fresco, beba rapidamente para ingerir o máximo de princípio ativo (beta-caroteno) e para obter o melhor resultado possível. Se você não apreciar muito o gosto, você pode implementar o suco de cenoura, com suco natural de uma laranja ou um limão. Beba todo dia um suco natural de cenoura antes da sua exposição ao sol.
Tintura de arnica
Em caso de hematomas, pancadas, contusões, artrite, etc. Você vai precisar de 10 gramas de flores secas de arnica e 100 ml de álcool à temperatura de 70°. É possível encontrar as flores secas de arnica em farmácias, lojas especializadas, herbolários, ou você também pode colhê-las e secá-las, mas atenção, a planta está se tornando rara, portanto procure comprá-la em farmácias, para limitar o seu desaparecimento.
Você também pode comprar a tintura já pronta de arnica. Macere as flores de arnica em 100ml de álcool à 70° por 5 dias, assim você irá obter uma tintura de arnica. Antes da aplicação, é preferível diluir a tintura de arnica preparada acima, em 5 volumes de água (1 parte de tintura e 4 partes de água). Aplique essa mistura em forma de compressa no local desejado 3 a 4 vezes ao dias mudando de compressa a cada vez.
Tintura de calêndula
Usado em lesões cutâneas, ferimentos, machucados, contusões, hematomas. Nunca aplique uma tintura de calêndula em uma ferida aberta (com sangramento). Também é indicado para distúrbios do fígado e cólicas menstruais. Você vai precisar de flores de calêndula, água de vida, bocal de 300 ml (com tampa, por exemplo, a tampa de uma geléia), filtro de café e frasco para guardar a tintura. Preencha o bocal de flores de calêndula até a metade. Cubra as flores de calêndula com água da vida (a água da vida deve chegar até o topo do bocal).
Tampe bem este bocal. Deixe descansar por 2 a 3 semanas, em um local relativamente quente. Você irá notar após algum tempo, uma mudança na coloração da tintura. Filtre a mistura com a ajuda de um filtro de café. Em seguida, coloque a mistura em um frasco colorido (marrom escuro) para conservar a sua eficácia. Você pode encontrar esse tipo de frasco em farmácias. Tampe bem e coloque uma etiqueta com o nome e a data da tintura. Para uso externo dilua a tintura, de preferência com um pouco de água, e aplique sobre a pele com uma gaze. Para uso interno procure um farmacêutico para saber a posologia exata. Esta preparação possui álcool, portanto ela não é indicada para crianças.
Tintura de mirra
Em caso de aftas ou gengivite. Você vai precisar de 20 gramas de mirra e 100 ml de álcool 70°. Deixe macerar a mirra e o álcool por 10 dias, agite regularmente. Coloque a tintura não diluída na boca 2 a 3 vezes por dia. Ou em gargarejos: 5 a 10 gotas em um copo de água.
Tintura de sucupira
Para tratar gastrites e úlceras gástricas. Você vai precisar de 4 sementes de sucupira e 1 garrafa de vinho (750ml) ou biotônico. Esmagar as 4 sementes e colocar no vinho ou biotônico. Tomar 20 gotas 3 vezes ao dia antes das refeições.
Tintura de tomilho
Em caso de distúrbios digestivos (ação tônica) e contra as aftas. Você vai precisar de 50 gramas de tomilho seco, 500 ml de água da vida e uma jarra. Deixe o tomilho macerar por 2 a 3 semanas dentro da água da vida em uma jarra. Agite a jarra todos os dias. Filtre e coloque em uma garrafa. Tome uma colher de sopa antes da refeição. Esta mistura contém álcool e é contra indicada para mulheres grávidas, crianças e pessoas que não podem beber álcool por motivos médicos.
Tintura para dores e contusões
Para aliviar dores musculares e contusões. Você vai precisar de folhas de arnica, 3 dentes de alho, folhas de arruda e 1 litro de álcool. Misture em uma vasilha com tampa as folhas de arnica e arruda, 3 dentes de alho com um 1 litro de álcool. Deixe descansar 24 horas. Massagear a área dolorida por 30 mim 3 vezes ao dia. Não usar em crianças e gestantes.
Vinagre de cidra
Para a prevenção das cistites. Utilize o vinagre de cidra sem aditivos. Tome três colheres de café diluídas em um copo de água, três vezes ao dia, desde o aparecimento dos primeiros sintomas da cistite. Você pode também utilizar o vinagre de cidra nas saladas (igualmente preventivo).
Vinagre de cidra de maçã
Contra as picadas de insetos, coceiras da pele e varicela (catapora). Utilize o vinagre de cidra de maçã sem aditivos. Não dilua o vinagre e aplique-o diretamente sobre a picada ou região da coceira.
Xarope de alho
Para curar a tosse. Você vai precisar de 2 pequenos dentes de alho, 150 ml de água, 200 gramas de acúçar e 1 espremedor de alho. Descasque o alho ou esprema-o com o auxílio de um espremedor. Cozinhe a água e o açúcar até que este último esteja fundido. Coloque o alho espremido na mistura água-açúcar. Esquente até a obtenção de uma mistura com a consistência equivalente a de um xarope. Podemos observar bolhas grandes, sinal que indica que o cozimento deve ser interrompido. São cerca de 10 minutos de cozimento. Deixe esfriar e coe. Coloque o xarope em uma garrafa. Beba 2 a 3 colheres da mistura por dia.
Xarope de bagas de sabugueiro
Em caso de tosse. Você vai precisar de 1 kg de bagas de sabugueiro, 1 litro de água fervente e 1 kg de açúcar. Ferva 1 litro de água com 1 kg de açúcar por 10 minutos. Adicione 1 kg de bagas de sabugueiro com os caules e deixe ferver por 4 minutos. Retire do fogo, cubra, e espere pelo menos 2 horas antes de peneirar. Cozinhe novamente e coloque em garrafas quentes. Misture 1 a 2 colheres de sopa do xarope em chá quente várias vezes ao dia.
Xarope de broto de pinheiro
Em caso de tosse produtiva ou bronquite. Você vai precisar de 3 a 4 punhados de brotos de pinheiro bem pequenos, 1 litro de água, 1 kg de açúcar mascavo, 3 gramas de ácido ascórbico (vitamina C), à venda em farmácias. Lave e corte os brotos de pinheiro e depois coloque-os na panela. Adicione a água e o açúcar. Cozinhe a mistura até que uma pérola seja formada na ponta da espátula. Deixe esfriar. Quando o xarope estiver morno, adicione o ácido ascórbico. Cubra o xarope com uma toalha. Deixe repousar por 2 a 3 dias. Filtre e coloque em uma garrafa. Tome 3 colheres de sopa, de manhã, à tarde e à noite, todo dia.
Xarope de folhas de sabugueiro
Xarope refrescante. Você vai precisar de 4 a 5 umbelas de sabugueiro, 1 litro de água fervente, 1 kg de açúcar e 20 gramas de ácido cítrico (à venda em farmácias). Coloque as umbelas de sabugueiro em um prato grande e fundo, despeje água fervente e adicione o açúcar e o ácido cítrico. Misture bem. Deixe a mistura em infusão durante 1 a 2 dias, misturando 2 vezes ao dia. Filtre, esquente novamente para dissolver bem o açúcar e o ácido cítrico e coloque em uma garrafa. Beba o xarope de sabugueiro várias vezes em dias quentes.
Xarope de guaco
Para tratar tosse e bronquite. Você vai precisar de 5 a 6 folhas do guaco, 1 xícara de chá de açúcar e 1 xícara de água. Colocar em uma panela o açúcar em fogo baixo até derreter, acrescente uma xícara de água fervente e ponha as folhas de guaco. Desligue o fogo e coloque um prato para abafar. Sirva quente. Beber o chá 3 vezes ao dia.
Xarope de nabo
Contra a tosse. Você vai precisar de 1 nabo grosso e alguns cubos de açúcar candy. Faça um buraco no interior do nabo. Coloque o açúcar candy dentro do buraco e deixe macerar por uma noite ou pelo menos por algumas horas. Recupere o suco obtido. Beba 1 colher de sopa 4 vezes por dia. Se o buraco for maior, você terá mais xarope e deverá adicionar mais açúcar. Se você tiver pequenos nabos e for difícil fazer um buraco neles, você pode cortá-los em lâminas em uma saladeira e misturar com o açúcar candy. Depois deixe macerar como explicado mais acima.
Xarope de tomilho
Em caso de tosse (seca ou produtiva) ou bronquite. Você vai precisar de 2 tigelas de folhas secas de tomilho, 1 litro de água e 1 kg de açúcar. Coloque o tomilho em uma panela. Despeje 1 litro água fervente por cima. Deixe em infusão por 1 dia. Filtre a mistura e adicione o açúcar. Cozinhe em fogo baixo por 1 hora e depois escoa. Engarrafe assim que esfriar. Beba 20 ml, 3 vezes ao dia.
Xarope de transagem
Em caso de tosse (seca ou produtiva) e bronquite. Você vai precisar de folhas, caules e raízes frescas de transagem. Esta planta pode ser encontrada em lojas especializadas (herbolários). Lave bem a transagem. Você pode deixá-la de molho na água. Coloque a planta dentro de uma panela e cubra com água. Cozinhe em fogo brando durante algumas horas. Esprema para retirar o suco, passe em uma passadeira e adicione açúcar (cerca de 1kg para uma panela média). Cozinhe novamente. Você pode adicionar um punhado de bagas secas de zimbro. Coloque em pequenas garrafas quentes e feche herméticamente. Coloque 1 a 2 colheres de sopa deste xarope em chá quente várias vezes ao dia.
Xarope de verbasco
Em caso de tosse (seca ou produtiva) ou bronquite. As flores de verbasco podem ser encontradas em lojas especializadas, herbolários. Lave bem as flores de verbasco. Deixe de molho dentro da água. Pese 15 gramas de flores de verbasco e coloque dentro de uma panela. Adicione 25 gramas de açúcar e cubra a mistura com água. Cozinhe a mistura por cerca de 10 minutos. Coe a mistura e coloque em pequenas garrafas quentes, feche herméticamente. Utilize cerca de 6 colheres de sopa do xarope de verbasco.
FONTE: CRIA SAÚDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário