PLACAR ON LINE

segunda-feira, 4 de junho de 2012

RECEITA FÁCIL: Enrolado de salsicha


Essa receitinha é para fazer um lanche para meus amigos e rende bem para oito pessoas. 
Fácil de fazer, essa massa é super versátil e serve para todo tipo de recheio e modelagem.
Ingredientes para massa:
200ml de leite integral morno
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de sal
3 ovos pequenos ou 2 grandes
1/2 copo americano de óleo
2 colheres (sopa) rasas de fermento granulado para pão  (dá mais ou menos 2/3 de um pacotinho)
500g de farinha de trigo (ou 4 xícaras de 240 ml)
Misture esses ingredientes (menos a farinha) em uma vasilha com um fouet (aquele batedor de omelete) até que o açúcar o o sal tenham dissolvido. Reserve por pelo menos 15 minutos. O fermento vai agir e vai virar uma espuma. Quando isso acontecer, despeje em uma bacia média, acrescente duas xícaras da farinha e misture bem com uma colher de pau. Acrescente mais uma xícara e vá amassando com a colher. Despeje em uma superfície lisa e acrescente o restante da farinha, agora sovando com as mãos. Quando ficar homogênea (não tem problema se estiver grudando um pouquinho nas mãos), modele como uma bola e coloque novamente na bacia. Pincele óleo sobre toda sua superfície da massa e tampe com um saquinho plástico. Deixe descansar por um hora ou até que a massa dobre de volume.
Enquanto isso, ferva por alguns minutos um pacote de 10 salsichas. Escorra a água e corte as salsichas ao meio. Reserve.
Quando a massa estiver bem crescida, volte ela para a superfície e sove novamente. Isso é importante para tirar alguns gases do fermento que deixam um gosto ruim na massa. Se sentir que ela está colando muito, acrescente um pouco de farinha. O ponto ideal da massa é quando ela está bem elástica.
Para os enrolados, eu cortei a massa em quatro. Cada pedaço em estiquei com o rola de massa e cortei em tiras de largura de 2 cm com uma faca:
Depois enrolei a tira na meia salsicha:
Fiz isso até acabar as salsichas. Polvilhei um tabuleiro grande com farinha e coloquei os enrolados em fileiras. Bati duas gemas e pincelei por cima de todos. Coloquei um pouquinho de gergelim preto para dar um charminho. Olha que graça:
Deixe descansar por mais uma hora e asse em forno pré aquecido em 180C por 20 minutos ou até que fiquem todos corados.
Como sobrou um restinho de massa, eu fiz umas bolinhas, coloquei um recheio de queijo…
… e assei junto com os enrolados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário