PLACAR ON LINE

terça-feira, 17 de julho de 2012

PET: A IDADE DO SEU CÃO E A CAMPANHA POR UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL




Conheça as correlações entre a idade dos cachorros e seus tamanhos, para entender melhor seu cão e saber qual a sua verdadeira idade.

Você já deve ter ouvido que cada ano de vida de um cão equivale a sete anos de um ser humano. Pois esta afirmação não está correta. A análise da idade do cachorro, em termos de evolução de etapas da vida (juventude, maturidade, velhice, etc), depende de outros fatores além da passagem de tempo.
Raças grandes, por exemplo, vivem menos enquanto raças menores, vivem mais. Um yorkshire com 8 anos é um cão adulto (equivalente a um homem de 46 anos), enquanto um dogue alemão com a mesma idade já é um cão idoso (equivalente a um homem de 75 anos!).
Conhecer estas correlações nos ajuda a entender o comportamento dos nossos animais. Veja aqui uma interessante tabela com a equivalência (aproximada) entre a idade dos cães e a do homem.Tabela de equivalência entre cães e humanos


CAMPANHA POR UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
O objetivo desta campanha é ajudar os donos a compreender melhor alguns aspectos chave relacionados com o envelhecimento do seu cachorro:
Apesar das alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento serem inevitáveis, é possível manter o nosso animal saudável e com uma boa qualidade de vida, despistando e prevenindo as doenças relacionadas com a idade e compensando as alterações com uma dieta apropriada e suplementos nutricionais.

1 – Em que Idade é que um Cão é Sénior ?
Os cães entram na sua fase sénior durante o ultimo terço da sua esperança média de vida, o que varia com a raça e o peso corporal.
Considera-se de um modo geral :

Raças Sênior
Pequenas < 10 Kg- > 8 anos
Médias 11 – 25 Kg – > 7 anos
Grandes > 25 Kg- > 6 anos
Comparando de um modo simplificado com a idade no ser humano:

2 – Processo Natural de Envelhecimento.
Tal como nas pessoas há alterações inevitáveis que ocorrem durante o processo de envelhecimento:
  • Declínio Hepato-biliar – Diminuição da capacidade do funcionamento do fígado e maior dificuldade na digestão.
  • Alterações Renais – Atrofia e declínio da função renal predispondo a insuficiência renal e eventualmente falência renal.
  • Alterações Cardiovasculares – redução da capacidade de débito cardíaco, diminuindo a tolerância ao exercício e aparecimento por vezes de patologias cardíacas que implicam medicação.
  • Diminuição do Metabolismo – a massa muscular diminui e a gordura corporal aumenta, as necessidades calóricas também diminuem.

Um animal sênior se comer o mesmo que quando era jovem, inevitavelmente engorda, podendo acabar por ficar obeso.
  • Declínio do Estado da Pele e do pêlo – um cachorro mais velho tem menor capacidade de produzir ácidos gordos essenciais que são fundamentais para manutenção do pelo em bom estado e controlar a reação inflamatória (também por isso animais com alergias de pele tendem a piorar com a idade).

3 – Doenças Relacionadas com a Idade:
  • Problemas articulares
  • Câncer
  • Insuficiência renal
  • Doenças cardiovasculares
  • Problemas de peso e a Diabetes constituem algumas das perturbações mais frequentes que os cães mais velhos enfrentam.

Algumas estas situações são muito graves e debilitantes, mas quase todas oferecem melhores hipóteses se forem diagnosticadas precocemente e tratadas de imediato.

4 – Diagnóstico Precoce e Prevenção
Muitas doenças graves não são evidentes na sua fase inicial, é importante que um animal mais velho seja visto regularmente pelo veterinário e faça regularmente os exames de rotina aconselhados.
É importante não esquecer que a alimentação tem um papel muito importante na prevenção e controlo das Doenças articulares, cardiovasculares e renais, na diabetes, assim como no controlo do peso e na manutenção de um sistema imunitário eficaz.

5 – Como posso Melhorar a Qualidade de Vida do meu Cachorro?
• Mantendo um peso saudável.
• Fazendo exercício regular.
• Fazendo uma alimentação específica para a sua idade e suplementos alimentares quando necessário.
• Consultando o veterinário regularmente (2 vezes por ano).
• Fazendo exames periódicos (check-up)
• Cumprindo escrupulosamente as medicações prescritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário