Autoridades investigam cratera gigante na Cidade da Guatemala
Governo responsabilizou enchentes pelo buraco, mas depois recuou.
Prédio de três andares foi engolido pelo desabamento na capital.
Foto divulgada pela presidência da Guatemala nesta segunda-feira (31) mostra buraco em esquina no centro da capital. Na véspera, as autoridades culparam as chuvas provocadas pela tempestade tropical Agatha pela abertura da cratera, que engoliu um prédio de três andares. Mas nesta segunda eles disseram que estão estudando o caso. Um buraco semelhante apareceu na mesma região em abril de 2007, matando três pessoas. Imagens feitas nesta terça-feia (1º) mostram um buraco de 60 metros de profundidade por 20 metros de diâmetro que se abriu no centro da Cidade da Guatemala depois das fortes chuvas causadas pela tempestade tropical Agatha.
O buraco engoliu um prédio de três andares e toda uma esquina. Acredita-se que um segurança privado que trabalhava no local possa ter morrido.
Um operário que trabalha próximo à região, José Aguilar, disse que ninguém podia prever o que aconteceu. "Ninguém pode ser culpado e você sabe que, quando chove, estas coisas acontecem", disse.
Em 2007, três pessoas morreram em uma cratera semelhante no bairro de San Antonio, também na região central da capital.
O número de mortos pelas chuvas causadas por Agatha atinge pelo menos 175 na América Central - 152 na própria Guatemala, 9 em El Salvador e 14 em Honduras. Na Guatemala, pelo menos 100 pessoas estão desaparecidas e há vários desabrigados.