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sábado, 22 de maio de 2010

Computadores "tudo em um" economizam
espaço e são fáceis de transportar


Divulgação
Um modelo de computador quase desconhecido por grande parte dos consumidores, mas que se destacou em uma recente pesquisa sobre vendas no primeiro trimestre do ano é o all-in-one ou “tudo em um”, em português.

Esse tipo de PC reúne em um único equipamento monitor e drive para CD ou DVD já que sua principal característica é não ter o gabinete separado do conjunto.

Os destaques são o design, leveza, economia de espaço – porque dispensa o emaranhado de cabos – e a facilidade de transportar de um cômodo para outro da casa ou escritório. Mas o preço sempre será mais caro que um equipamento similar vendido com o gabinete, um ponto fraco que pode até valer a pena se o consumidor realmente não abre mão das vantagens.

Numa loja de computadores, os all-in-one chamam a atenção devido ao desenho decorativo, mas há também os mais básicos, geralmente pretos ou brancos, nos PCs da da Apple. Um modelo da Positivo tem até tela sensível ao toque.

Vendas começam a crescer no Brasil

Na semana passada, em um relatório de vendas divulgado pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), os computadores "tudo em um" – que antes nem apareciam nas pesquisas – começou a despontar nesse mercado. Nos três primeiros meses de 2010 foram comercializadas 30 mil unidades. O número é pequeno – e representa apenas 2% do total do mercado de desktops -, mas é um bom começo, já que em levantamentos anteriores as vendas de máquinas all-in-one eram tão pequenas o suficiente para desprezar essa categoria no relatório final.

Os notebooks e netbooks, que registraram no período analisado uma alta de 70% nas vendas em relação ao mesmo trimestre do ano passado, chegaram recentemente a 1,362 milhão de computadores vendidos. Os desktops de mesa registraram 1,536 milhão de unidades comercializadas (queda de 1%).

Ivair Rodrigues, diretor da IT Data, empresa que realizou a pesquisa, diz que ainda é cedo para considerar como tendência o crescimento dos computadores com tudo integrado.

- A oferta de modelos desse tipo de máquina é recente no Brasil quando se compara com os PCs tradicionais. A indústria ainda não sabe nem ao certo o perfil de consumidor que busca por esse aparelho, então para impulsionar as vendas falta uma estratégia clara de mercado.

Atualmente, a Apple, Positivo, HP e Semp Toshiba são as principais marcas desse segmento. A Sony já teve um modelo "tudo em um" lançado no Brasil, mas o produto não é mais oferecido. A Dell apresentou um novo computador sem gabinete no começo do ano em outros países. Para o Brasil, a marca ainda não tem previsão de oferta.

Os preços vão de R$ 1.200 a R$ 7.400, dependendo das configurações e tamanho da tela de cada PC.

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