PLACAR ON LINE

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Como atrair pássaros para o quintal


Quem não possui flores no jardim e quer atrair pássaros pode utilizar bebedouros e comedouros. No caso dos beija-flores é preciso preparar a água com açúcar e também tomar alguns cuidados. Neste post você pode conferir como fazer bebedouros e comedouros artesanalmente reciclando embalagens que usamos no dia-a-dia e como cuidar dos pássaros do seu quintal.

Como preparar água para os beija-flores
Compramos um bonito bebedouro, enchemos com água e açúcar, instalamos num local propício e, ao invés de beija-flores, atraímos um monte abelhas! Este e outros problemas realmente podem ocorrer nos bebedouros. Outro problema bem comum é a fermentação da mistura, que pode até prejudicar s pássaros. Veja como é possível evitar estes problemas:
Proporção açúcar/água - A alimentação artificial complementar de beija-flores é feita com uma mistura de quatro partes de água filtrada para uma parte de açúcar, medidas em volume. Por exemplo: em 100 ml da mistura, teremos 80 ml de água e 20 ml de açúcar. O excesso de açúcar é desperdício, mas não chega a causar problema aos animais. O açúcar fornece energia, mas as aves continuam necessitando buscar insetos e pequenas aranhas para sua dieta em proteínas.
Limpeza - A falta de higiene nos bebedouros faz mal e até mesmo pode matar os beija-flores. Os bebedouros devem ser muito bem limpos e a água açucarada trocada diariamente. Assim, se evita o crescimento de um fungo que se instala na garganta da ave e pode causar sua morte por sufocação. Devemos ter dois bebedouros para usar em cada ponto de alimentação. Remove-se para limpeza o que foi usado e se coloca com mistura nova, o bebedouro já limpo no dia anterior.
Como fazer a limpeza: retire o bebedouro sujo, lave com água corrente, escove onde haja depósito de sujeira e pontos pretos de fungo. Coloque de molho por 20 minutos em recipiente com água misturada com um pouco de água sanitária. Enxágüe bem e deixe secar para reutilização no dia seguinte.
Como evitar as formigas - No caso de formigas visitarem o bebedouro, é só passar vaselina no gancho e arame que o penduram, para que elas não passem.
Como evitar as abelhas - Quando abelhas começarem a visitar o bebedouro a proporção de açúcar pode ser diminuída. É que o beija-flor aceita água com menos açúcar, mas ela passa a ser desinteressante para as abelhas. As abelhas só aparecem em algumas épocas do ano, quando faltam flores no ambiente para sua alimentação. Após algumas semanas, as flores voltam à região, as abelhas não precisam mais do açúcar e desaparecem.
Repelente natural de abelhas - Se a diminuição na concentração de açúcar na mistura para os beija-flores não for suficiente para espantar as abelhas, pode-se usar um repelente natural. A receita é a seguinte: 1 colher de sopa de vinagre + 1 colher de sopa de azeite + ¼ de dente de alho. Amasse o alho com um garfo e vá juntando os outros ingredientes, homogeneizando a mistura. Encha o bebedouro limpo com a solução de açúcar e, antes de pendura-lo no ponto de alimentação, passe o repelente com pincel onde pousam as abelhas (flores de plástico e em torno do furo). Não deixe misturar com a solução de açúcar. A sobra do repelente pode ser guardada em geladeira por alguns dias para reutilização. Antes do reuso, deixe em temperatura ambiente por alguns minutos, misture bem seus componentes (homogeneizar) e então pincele no bebedouro.
Aves - O beija-flor-tesourão (Eupetomena macroura) que mede cerca de 19cm, é escuro e de rabo comprido, às vezes se apossa do bebedouro e não deixa mais nenhuma ave ali beber. É o dono do local! Neste caso, pode-se colocar outro ponto de alimentação um pouco mais afastado, para permitir que as outras aves também tenham oportunidade. No bebedouro para beija-flores, também podemos receber a visita de muitas cambacicas ou sebinhos (Coereba flaveola), de sanhaço-de-coqueiro(Thraupis palmarum), de saí-azul (Dacnis cayana) e de outras aves que se alimentam de néctar. Podemos anexar um poleiro ao bebedouro, para facilitar o acesso a estas outras aves. Ele pode ser um palito de churrasco, ou pauzinho japonês, atravessado na base oca do bebedouro. A finalidade do bebedouro para beija-flores é atrair estas aves para os jardins, varandas, janelas.
O bebedouro não substitui as necessidades nutricionais dos beija-flores, já que o néctar tem outros nutrientes além do açúcar e, além disso, os beija-flores se alimentam também de pequenos insetos e artrópodes, de onde obtêm proteínas.
Em tempo: Os bebedouros para beija-flores já foram incriminados como causadores de candidíase oral nesta aves, o que, entretanto, não está comprovado cientificamente.

Bebedouros anti-abelha
A preparação da garrafa pet para bebedouros anti-abelha, incluindo seu sistema de suspensão, é semelhante ao da garrafa do bebedouro simples. No bebedouro anti-abelha a principal diferença é a “flor”, bem mais elaborada. O objetivo é impedir acesso direto das abelhas ao ponto de alimentação dos beija-flores, criando para eles exclusividade de acesso com seus longos bicos e línguas.
As melhores garrafas pet para os bebedores anti-abelhas são as que têm na parte inferior um leve estreitamento de diâmetro. Em vez de fazer os furos para as “flores” na parte mais baixa das garrafas, faça-os alinhados um pouco mais acima, na altura em que ocorre o estreitamento de diâmetro da garrafa. Desta forma, ao serem encaixadas, as flores ficarão inclinadas um pouco para o alto, e não paralelas à parede da garrafa.
Para cada flor utilizam-se um rebite-pop de 5X12mm, uma tampa de garrafa pet, um círculo de plástico de 28mm recortado de uma tampa de embalagem de sorvete e meio lacre de latinha de alumínio.
No centro da parte plana de cada tampa (para flor) faça um furo de 4,5mm. Aumente o diâmetro do furo para 5mm de forma que o rebite-pop entre ajustado nele. Na lateral da tampa, em sua junção com a base, faça um furo de 2mm de diâmetro; este furo servirá para drenar o gotejamento eventual da “flor”.
Para cada “flor” corte um lacre de latinha-de-alumínio eliminando a parte maior e preservando um círculo na parte menor, que servirá de arruela de espaçamento.
Coloque uma arruela de alumínio em um rebite-pop e instale-o, de dentro para fora, em uma tampa preparada.
Recorte um círculo de plástico fino de 28mm de diâmetro; um bom material é a parte plana de uma tampa vermelha (ou alaranjada ou amarela) de embalagem comercial de sorvete. Dependendo da cor do plástico pode-se pintar uma flor ao redor do furo central do círculo plástico. Bem no centro deste círculo faça um furo com 3,5mm de diâmetro. Aumente ligeiramente o furo para que passe por ele (sem folga mas sem atrito) o palitinho que será usado para vedar o rebite no processo de encher o bebedouro com “néctar”.

Feche a tampa preparada anteriormente com o círculo recortado e com o furo no meio. O círculo deve entrar meio forçado na tampa; deve encaixar bem e terá por encosto as ranhuras da rosca interna da tampa.
 
Pronto; você já tem sua flor. Em cada furo da garrafa preparada instale uma flor, deixando-a levemente inclinada para cima e não paralela à parede da garrafa. O pequeno furo de 2mm feito na lateral de cada tampa deve ficar direcionado para o lado de baixo da garrafa. Assim, a sobra de gotejamento que ocorre enquanto os beija-flores se alimentam vai escorrer para trás, distante do furo de alimentação das aves. As abelhas devem se contentar com a alimentação das sobras nestes pequenos furos.
Bebedouro anti-abelha em uso; observe a leve inclinação das flores, o que conduz o gotejamento para o furo de dreno, longe dos pontos de alimentação dos beija-flores.

Aprenda a fazer um comedouro com caixinha de leite
Material:
- Caixa de leite (muito bem lavada)
- Tinta PVA branca (para a base)
- Tinta de artesanato para fazer desenhos na caixa
- Pincéis
- Verniz a base de água
- Caneta permanente
- Estilete
- Régua
- Gravetos
- Cordão

  1. Com auxílio da régua, trace as linhas da “janela” que será aberto na lateral da caixa.
  2. Desenhe a base do retângulo a três centímetros da base da caixa e a cinco centímetros do topo. 
  3. Dentro do retângulo, demarque uma linha de corte a três centímetros de baixo para cima.
  4. Com um estilete, corte as linhas laterais marcadas e o retângulo inferior e dobre a aba que sobrou para cima para fazer o telhado da casinha.
  5. Desdobre as abas superiores da caixa de leite e fure-as dos dois lados usando a ponta da tesoura.
  6. Faça um furo também na parte da frente e de trás da caixa que servirá pra encaixar o graveto que servirá de pouso para os pássaros.
  7. Passe duas demãos de tinta PVA branca na caixa e em seguida passe a tinta acrílica e espere secar.
  8. Depois faça desenhos livres de sua preferência e pinte-os usando as tintas acrílicas de artesanato.
  9. A caneta permanente pode ser usada para preencher espaços vazios como demonstra a figura acima.
  10. Para finalizar, passe uma mão de verniz à base de água para proteger a pintura.
  11. Coloque um graveto comprido que atravesse de um lado a outro da caixa (nos furos da base) para que os pássaros possam pousar se quiserem e outro graveto nos furos de cima (abas superiores) que será o suporte para pendurar nas árvores ou na sua varanda. 
  12. Amarre uma corda, um nó em cada ponta do graveto do lado externo das abas e pronto.
  13. Agora é só colocar o alimento dos pássaros que pode ser frutas frescas ou sementes e grãos, comprados em lojas específicas, e pendurar o comedouro em uma árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário