PLACAR ON LINE

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

OUTUBRO ROSA: Câncer de mama é maioria na Alicc

Apenas em agosto, 606 pacientes passaram pela associação. 
Do total de 1.380 usuários da Alicc (Associação Limeirense de Combate ao Câncer), no mês de agosto, 56,08% deles tinham histórico de câncer de mama. Ou seja, 606 casos. A informação é da voluntária Mairi Lani Rodrigues. "O câncer de mama sempre foi a principal demanda", fala. Tanto é que existe na associação um programa específico - o Patologia Mamária.
O atendimento às mulheres é completo. Elas recebem acompanhamento com psicóloga, nutricionista e fisioterapêuta. "Antes, porém, é feita uma triagem para saber qual é a necessidade da paciente. Às vezes, é apenas com um profissional ou, então, com os três", observa. Especificamente quando o tratamento é contra o câncer de mama, o auxílio é ampliado. As mulheres contam com a Boutique de Estética. Nela, é possível emprestar lenços e perucas, os quais são ferramentas importantes durante as sessões de quimioterapia. "Ajudam na autoestima das pacientes", cita Mairi Lani. Também são oferecidos sutiãs especiais e próteses.
O câncer de mama é uma doença que se caracteriza pela multiplicação anormal de células da mama. No entanto, é importante destacar que nem todo tumor de mama é maligno. E também nem todo nódulo encontrado no seio é câncer. Daí a necessidade de se fazer a mamografia. "Acima dos 40 anos é fundamental", cita a voluntária da Alicc.
Pela primeira vez, a associação participa do "Outubro Rosa". A campanha mundial existe há vários anos, e no Brasil tem pouco mais de uma década. E este ano a Alicc aderiu, pois filiou-se à Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). "O objetivo principal é a prevenção. Queremos chamar a atenção das mulheres. E aquelas que tiverem alguma dúvida, podem nos procurar. Estamos de portas abertas para os esclarecimentos", afirma Mairi Lani.
ILUMINAÇÃO


Ainda, dentro do "Outubro Rosa", a Alicc promoverá uma série de palestras até o dia 29 deste mês. Algumas das atividades serão em parceria com a Unimed, que iluminará em tom rosa a gruta, o Edifício Prada, o Teatro Vitória e a Estação Ferroviária.


A associação presta atendimento à população em geral, mas a prioridade são os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). "Nosso foco é voltado à prevenção, mas infelizmente atendemos pacientes com vários tipos de câncer", aponta a voluntária.






Confira programação da Alicc para a campanha do Outubro Rosa 

26/10
08h30
C.C. Amparo
Palestra com Wanda Forster Gerotto
26/10
14h
C.C. Amparo
Palestra com Elisabete Menconi
26/10
20h
Auditório da Medical
Palestra com Dr. André O. Marques
27/10
14h
ETEC Trajano Camargo
Palestra e Contadora de Estórias – Luci Ribeiro
27/10
18h15
ACIL-Mulheres Empreendedoras
Panfletagem e Vídeo :  Programa da Coord. de Patologia Mamária
28/10
16h
Salão Social da Maçonaria -Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul
Palestra com Dr. André Orlando Marques
29/10
19h30
Auditório do Anglo Limeira
Encerramento : Contadora de Estórias -  Luci Ribeiro e apresentação “Nosso Coral Nosso Clube”
A sede da Alicc fica na rua Major Antônio Machado de Campos, 74, Jardim Piratininga. O telefone é o (19) 3404-3232.

Nenhum comentário:

Postar um comentário