A conjuntivite dura, em média, até 15 dias e é caracterizada por dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos. Os tipos mais comuns são o viral, o bacteriano e o alérgico. O viral é o mais agressivo e de fácil propagação.
Modo mais comum de tranmissão da conjutivite é através de objetos de uso comum e, principalmente, pelas mãos. Por isso, A higiene das mãos é importante tanto para não passar o problema adiante como para se proteger dele. Os médicos alertam também que é fundamental não coçar os olhos.
Os primeiros sintomas de uma conjuntivite viral são desconforto em um dos olhos, que fica vermelho em 24 horas, secreção de um líquido e o aparecimento de um caroço na frente do ouvido. Em até 72 horas, o segundo olho também se compromete.
Para cuidar da conjuntive, as instruções são:
- Isolar os materiais que têm contato com as mãos e optar pelo uso de lenços de papel, que são descartáveis.
- Para aliviar o desconforto nos olhos, o recomendável é fazer uma compressa fria de água filtrada ou mineral. Utilize ãlgodão para aplicar a compressa nos olhos.
- Não se deve usar soro fisiológico nem água boricada para evitar uma outra contaminação.
- Se os sintomas da conjuntivite forem leves, entre duas ou três semanas eles devem desaparecer. Nesse período, no entanto, as compressas geladas e as medidas para impedir a transmissão precisam ser adotadas.
- Mas se os sintomas persistirem ou piorarem no final da primeira semana, com o aparecimento de dor, desconforto e fotofobia, que e quando o paciente não consegue enxergar a luz, é necessário buscar um oftalmologista, porque o paciente pode estar enfrentando um problema mais grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário