PLACAR ON LINE

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

LIMEIRA: Agenda lotada para casamento em igrejas


Tem paróquia com lista de espera para 2012
Agendas lotadas. É esse o cenário vivido pelas paróquias de Limeira quando o assunto é marcar a data do casamento ainda para 2011.
 Existem casos de igreja que tem apenas três datas - nos meses menos procurados - e outras que estão montando a agenda para 2012. Tem até lista de espera.

O mês de maio, conhecido como "Mês das Noivas", deixou de ser a data mais escolhida. Dezembro é o mais procurado pelos noivos. "Faz três meses que estou com as datas de dezembro esgotadas. Todo mês tem casamento, mas dezembro, setembro e julho são os mais movimentados", contou o padre Synval Francioso, da Paróquia Santa Rita de Cássia.
Ele disse que os noivos preferem as datas próximas a feriados. Um casal casará no dia 9 de julho, feriado da Revolução Constitucionalista. "As datas de feriados esgotaram há muito mais tempo", falou.

Na Paróquia Sagrada Família, a maioria das datas - independentemente dos feriados - estão preenchidas. Restam apenas uma data em junho e duas em julho. "Esse ano foi excepcional. Temos muita procura, mas esse ano lotou mais rápido. Praticamente, não temos vagas", declarou a secretária da igreja, Suzana Pires.
Segundo ela, até mesmo agosto, considerado pelos noivos como o "mês do azar", terá celebrações em todos os finais de semana. "Junho e julho também são mais fracos por causa do frio. Os mais procurados são janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro", disse. A Sagrada Família possui até lista de espera.
AGENDA 2012
Na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na região central de Limeira, não existem vagas suficientes para atender a demanda. "Todo ano, a procura é muito grande e as vagas de setembro a dezembro terminam um ano antes", contou a secretária da paróquia, Larissa Cristina dos Santos. No dia 5 de janeiro deste ano, ela abriu a agenda 2012. "As datas disputadas já estão sendo preenchidas para o próximo ano", falou.

A secretária tem uma impressão a respeito do agendamento das datas. Na opinião de Larissa, os noivos preferem casar no segundo semestre para economizar em floricultura e viagem de lua-de-mel. "Nos últimos anos, o número de casamentos em maio reduziu muito, porque tudo é mais caro no 'Mês das Noivas'. E setembro se tornou o preferido", declarou.
Na Comunidade Bom Jesus, a procura está tão grande, que também tem noivo que quer reservar a data para 2012. "No próximo mês, em 16 dias, temos seis casamentos marcados. Nesse mês, tivemos celebrações em todos os finais de semana", falou o ajudante da paróquia, Sérgio Perissoto. Os casamentos são marcados, em sua maioria, aos sábados ou sextas-feiras.
BALANÇO
As agendas lotadas mostram que o limeirense mantém as tradições do casamento. "A tradição persiste. E nós incentivamos o matrimônio. Em julho do ano passado, preparamos 40 noivos no cursinho", falou o padre Synval. Na paróquia, são realizados de 30 a 35 casamentos por ano, uma média de 3 a 4 por mês.

Na Catedral, foram realizadas 90 celebrações em 2010. Com a reabertura da Igreja da Boa Morte, os números chegam a 150. "Tem sábado que celebramos três casamentos", contou Larissa.
No ano passado, a Sagrada Família realizou 106 casamentos e, na Bom Jesus, a média é de 60 a 65 por ano. "A igreja é muito procurada, pois ela é menor. Assim, os noivos gastam menos com decoração. Outro motivo é o apoio oferecido. Temos uma equipe que trabalha em todos os casamentos", disse Perissoto. Na segunda-feira que antecede a cerimônia é realizado um ensaio com os noivos, padrinhos e familiares. O serviço oferecido pela igreja agrada tanto que até de domingo tem casamento marcado.

Dezembro é o mês mais procurado
Nas quatro paróquias consultadas pelo Jornal de Limeira, a agenda de casamentos para dezembro está lotada. O mês é o mais procurado pelos noivos, mesmo por aqueles que não casarão na igreja.
A assistente social Vivian S. Belussi, 27, se casará em 10 de dezembro em um buffet da cidade. Ela escolheu a data para coincidir com as suas férias, mas assume que tem preferência pelo mês. "Mesmo que não tivesse férias, escolheria dezembro. Mas não tem nada a ver com gastar menos. É tudo caro em qualquer período do ano", declarou.
Ela começou a planejar o casamento em outubro do ano passado e está ansiosa para o grande dia. "São muitos detalhes, chego a ficar perdida", contou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário