PLACAR ON LINE

segunda-feira, 30 de maio de 2011

6 dicas para se livrar da incômoda dor nas costas


As dores nas costas são mais comuns do que imaginamos. De um simples incômodo muscular a problemas mais graves, como a hérnia de disco, há diversas formas de prevenir ou aliviar a dor. Com pequenas mudanças no cotidiano, já dá pra sentir os resultados.
Separamos algumas dicas para você aplicar no dia a dia e ficar de olho, principalmente, na sua postura, já que a maior parte das dores e problemas relacionados à coluna é derivada de erros comuns, como sentar numa posição desconfortável ou mesmo o uso inadequado de alguns sapatos.

Atenção especial para os sapatos
Os sapatos são a nossa fundação e que nós também os utilizamos como almofadas e alavancas quando andamos. Os calçados influenciam na postura, assim como anomalias do pé, e muitas vezes causam dor nas costas. Troque de sapatos regularmente, para seus pés não "viciarem". Salto alto traz o peso do corpo para frente, arqueando as costas e causando dor. Os saltos também deixam os pés estreitos dentro deles, o que pode causar problemas.
A combinação quase sempre cria contorções dolorosas quando você levanta e anda. Sapatos com biqueira espaçosa e uma plataforma devem ser mais usados. Quanto aos homens, os sapatos devem se encaixar bem nos pés. Se eles estiverem um pouco pequenos poderão afetar os tendões, tornando-os apertados e influenciando negativamente o movimento dos quadris.

Procure acessórios que auxiliem sua postura
Não é difícil encontrar almofadas especiais para fazer os assentos de carro e cadeiras de escritório mais confortáveis. Experimente almofadas diferentes para ver quais são as mais eficazes.

Preste atenção aos sinais
Tente descobrir o que causa sua dor. Se suas costas doem, procure pistas em seu passado e presente. Você sabe o que traz a dor e o que a leva embora? Quando você tem algumas idéias, você pode experimentar com cuidado por iniciar ou parar um exercício ou atividade repetitiva demais, além de mudar o tipo de sapato que costuma usar frequentemente, as cadeiras e sua postura para ver se isso ajuda.
Considere ter um profissional para examinar a maneira de andar, porque se você tem uma irregularidade da marcha, ela pode muito bem estar causando dores nas costas, e você pode precisar de fisioterapia.

Invista num bom colchão
Se você sente que está "dormindo errado" ou que está com o corpo dolorido quando se levanta de manhã, o problema provavelmente é osteomuscular e relativamente fácil de lidar. É recomendado fazer um alongamento antes de ir para a cama. Se isso não ajudar, um futon ou colchão duro pode ser a resposta.
Um colchão que não é nem muito mole e nem muito duro impede o organismo de se arquear ou afundar-se e preserva a boa postura quando você está deitado. Estudos não encontraram evidências convincentes para recomendar um determinado tipo de colchão para a prevenção da dor lombar, mas a médio prazo o colchão duro pode ser o melhor remédio. Troque seu colchão, pelo menos, de 10 em 10 anos.

Escolha uma boa cadeira
Muitos tipos diferentes de cadeiras são boas para as pessoas com dor nas costas. Obviamente é melhor não se curvar, escorregar ou se inclinar para um lado, mesmo que sinta alivio na dor. Uma cadeira estofada com um assento que distribui uniformemente o peso pode ajudar aqueles têm hérnia de disco, síndrome do piriforme (dor no bumbum) e todos os tipos de bursite.
A pressão é minimizada em áreas de problema e todo o corpo tem suporte. Cadeiras de encosto reto também podem trazer alívio porque menos apoio e um assento plano produzem melhor postura e melhor autocontrole da distribuição de peso, além de deixar os ossos do ísquio (os "ossos de sentar") protegerem os nervos que percorrem as nádegas. Certifique-se que sua cadeira do escritório é ajustável.

Banho morno
Se você tiver dor osteomuscular, no nervo ciático ou síndrome do piriforme, a água quente pode ajudar a eliminar a gravidade e tirar a pressão. Passar 20 minutos submersa até o queixo em um banho morno, não quente, ajuda a relaxar e alivia a pressão. Faça isso duas ou três vezes por dia se sua pele não ficar muito seca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário