PLACAR ON LINE

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Conheça as principais diferenças do currículo no papel e no computador


No papel ele não deve ter mais que duas páginas e uma só cor.

Na internet é possível se candidatar a vagas em quase no mundo todo.

Na internet ou no papel o currículo é a carta de apresentação do trabalhador. Leonel Credido, professor e consultor de empresas, dá algumas dicas para estudantes do ensino médio ou que estão terminando a faculdade.

A primeira delas é manter um padrão de letra monocromático, ou seja, uma cor só e não ter mais de duas páginas.

Para quem não tem experiência de trabalho ou estágio, ele indica: “Para fazer com que o currículo fique atraente, coloque aquilo que você fez e que pode ser relevante pra quem está te contratando, por exemplo, um trabalho voluntário, ou se você participa de um grupo social”.
Os candidatos que buscam emprego numa área específica o consultor diz que é importante associar o objetivo do currículo à vaga para a qual se está candidatando.
Na internet, o currículo já vem pronto, só é preciso preencher os espaços. Uma das vantagens do currículo online é que muitas vezes não é preciso colocar seu nome, você pode escrever onde estudou, o que estudou e suas experiências. Isso ajuda principalmente quem quer trocar de emprego, mas não deseja ser identificado.
Uma das vantagens do currículo online é que, muitas vezes, você não precisa colocar o seu nome. Pode escrever o que estudou, onde estudou, suas experiências. É bom para quem quer trocar de emprego, mas não deseja ser identificado.
Veja no vídeo ao lado uma entrevista exclusiva com  Renato Grinberg, diretor da empresa trabalhando.com.
As empresas usam ferramentas digitais que facilitam a seleção dos candidatos, então siga algumas orientações:
Salário: “Coloque a combinar e depois você discute isso na entrevista”, diz  Grinberg.
Foto: não é necessária, mas se for pedida. “A foto deve ser sempre profissional, 3x4. Se for homem, terno e gravata. Mulher com roupa social, executiva, jamais roupa de festa”, orienta.
Atualize sempre o currículo. “As empresas vão ver um currículo que, às vezes, está ali He seis meses e vão pensar que a pessoa já não está interessada, então sempre uma vez por mês, no máximo dois meses, atualize o seu currículo”.
Outro diferencial do currículo na internet é que você pode se candidatar a vagas quase no mundo todo. Uma empresa em São Paulo tem escritórios em mais 54 países, mas é preciso tomar cuidado na hora de preencher os dados.
Rússia e Turquia São países interessados no profissional brasileiro. “É um trabalhador incansável leva muito a serio aquilo que faz, é bem humorado, reclama pouco, esse jogo de cintura faz com que o Brasil seja procurado no mundo inteiro”
Mas na hora de se apresentar não cometa exageros. “É importante que as pessoas não se autopromovam demais no currículo. É importante citar fatos que façam com que o entrevistador naturalmente julgue que essa pessoa é aquilo ou não”, diz Andreza Santana , diretora de marketing - Monstros RH.
Um dos erros mais comuns cometidos pelos candidatos é o excesso de informação.
A repórter Veruska Donato esteve num posto do governo de SP e explicou que foto e salário, por exemplo, somente devem ser incluídos se a empresa que estiver contratando exigir do candidato.
O currículo deve ser feito em duas páginas, em papel sulfite, mas nada de lacinhos, letras coloridas ou coisas fofinhas.
- o currículo deve ser claro, objetivo e sucinto, no máximo duas páginasOutras dicas:
- nome completo, endereço, e-mail e telefone (não coloque sexo, estado civil nem a quantidade de filhos)
- ordem decrescente: primeiro coloque os empregos mais recentes e assim por diante.
- liste de 3 a 5 empregos
- escreva somente a função que exerceu nos empregos anteriores
- língua estrangeira - informe o grau e a fluência
- curso extracurricular ou intercâmbio, só informe se tiver a ver com a vaga pretendida, ou se for recém-formado e você não tiver muita experiência

Mentir no currículo pode virar crime


Todo mundo sabe que é errado mentir ou exagerar na hora de elaborar o currículo, mas na prática esta atitude não é assim tão incomum.

“Um colega de faculdade colocou informações falsas no currículo. Disse que fez um curso de especialização e não havia feito”, conta um estudante.
Foi o que aconteceu também com uma estudante. Ela se candidatou a uma vaga que exigia experiência, mas como era apenas um estágio, achou um exagero e mentiu.
"Eu tava querendo qualquer coisa, mas estavam querendo recepcionista e sempre procurando com experiência e eu nunca tive experiência. Aí coloquei que tinha tido um ano de experiência na empresa do meu pai", conta. A mentira não deu certo: ela não conseguiu a vaga.
Um especialista em administração e recursos humanos, diz que as maquiagens mais frequentes nos currículos estão relacionadas com o domínio de idiomas.
“Na verdade, mascarar o currículo tem um único objetivo: fazer com que gere a entrevista. Por que uma empresa que coloca um anúncio no jornal, gera muitos currículos, então ela não vai entrevistar todos”, explica Geral Torrecilhas, consultor.
Mas um projeto que está na Câmara dos Deputados transforma a mentira no currículo em crime, com pena entre dois meses e dois anos de prisão.
Veja no vídeo a entrevista com Ticiano Figueiredo, advogado criminalista e Renato Gustavo Alves Coelho, conselheiro da OAB-DF.

fonte: JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário