PLACAR ON LINE

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

7 dicas para o buquê de noiva perfeito


Junto do vestido e das alianças, o buquê é um ícone do casamento. Ele pode ofuscar, destoar ou harmonizar com o look da noiva, tudo depende da escolha. Com mais de 11 anos (e 1500 casamentos) de experiência em decoração, especificamente em buquês e arranjos de flores, Andrea Saladini contou para o Delas os sete segredos para a escolha do buquê perfeito.

1. Não subestime o seu buquê

“Muita gente acha que para fazer o buquê é só amarrar um maço de flores. Mas não é bem assim”, diz Andrea. “O buquê é uma joia, um dos ícones do casamento”. Para a decoradora, é proibido à noiva delegar a compra do buquê para outra pessoa, assim como deixá-la para última hora.
2. Combine o buquê com o seu estilo e com o estilo do vestido
Para escolher as flores, leve em conta o estilo do vestido e o da própria noiva. Segundo Andrea, um vestido romântico, como os rendados, seria eclipsado por um buquê vermelho e grande. “O buquê é como uma armadura: é nele que a noiva segura quando entra na Igreja. Por isso, a noiva precisa estar muito segura com o vestido e com o buquê”, diz.
3. Considere sua estatura para determinar o formato
Se a noiva é mais alta, é melhor apostar em um buquê de cascata. Se é mais baixa, os clássicos redondos são ideais. Por ser longo, um buquê em forma de cascata dá a impressão de que a noiva é menor. Já um redondo e pequeno ficaria desproporcional para uma noiva muito alta. “Vai parecer que ela roubou o buquê da daminha”, brinca a decoradora.
4. Não use flores da mesma cor do vestido ou do sapato
Se o seu vestido tem uma faixa ou se você optou por um sapato colorido, não escolha um buquê com estas cores. De acordo com Andrea, se a noiva escolheu usar um sapato colorido, então o destaque precisa ser voltado para ele. E as flores do buquê deverão ser neutras. “A noiva não pode usar muitos acessórios que chamam atenção, senão ela some”, explica.
Foto: Getty ImagesAmpliar
Cores das espécies não devem combinar com detalhes do vestido, nem com o sapato da noiva
5. Não use as mesmas flores da festa
Nada de usar as mesmas flores da festa ou da decoração da igreja no buquê. “A sensação que dá é como se as flores da festa tivessem sobrado para fazer o buquê. É como se você estivesse vestindo a decoração”, define Andrea.
6. Cuidado com flores delicadas ou perfumadas demais
Tulipas, hortênsias, lírios e angélicas são flores lindas, mas têm um pequeno problema: as duas primeiras são delicadas, as duas últimas têm um perfume bem marcante. A combinação delas com um casamento no verão ou um noivo alérgico poderiam ser desastrosas. “As tulipas, por exemplo, são entregues num isopor com gelo. E é bom que as coloque na geladeira, se estiver muito calor, senão elas abrem demais”, comenta Andrea.
7. Girassol, não!
De todas as espécies, só uma é vetada nos buquês feitos por Andrea: os girassóis. “Não faço buquê de girassol. Ele é muito espalhafatoso, aparece mais do que a noiva”, comenta Andrea. Além disso, segundo a decoradora, a flor tem um cabo muito grosso e solta um tipo de seiva que pode manchar o vestido. Melhor evitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário