PLACAR ON LINE

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aprenda a montar o seu currículo


Se você está desempregado ou quer mudar de emprego e não sabe por onde começar a procurar, agora você já tem motivos para colocar em prática o que antes estava só no pensamento. 
O especial"Dicas para conseguir emprego" tem como objetivo auxiliar as pessoas desde a montagem do currículo até a hora da entrevista. Nesta primeira parte,Rodolfo Roquette, executivo de Recursos Humanos e sócio da PROFF Consultoria de Gente & Gestão, ensina como montar um currículo interessante e sair na frente dos concorrentes. E lembre-se: a primeira impressão é sempre a que fica!

- Um bom currículo deve começar atendendo algumas questões essenciais: deve ser objetivo, não conter erros de português e ser coerente. O candidato também deve limitar o documento a duas páginas e registrar apenas informações relevantes. Currículos com muitas páginas são cansativos e muitas vezes os mesmos não são lidos integralmente;

- É de extrema importância que o currículo seja revisado várias vezes. Se preciso, peça a ajuda de outra pessoa. O erro de português no currículo é muito grave. Ele desqualifica e elimina sumariamente qualquer candidato;

- Informe logo no cabeçalho da primeira página os principais dados pessoais e de contato. Endereço completo, email, telefone celular e um fixo são suficientes;

- Mantenha coerência com seu histórico profissional. Não inclua o que você não tem certeza se aconteceu ou se não saberá explicar detalhadamente durante a entrevista;

- As experiências profissionais devem ser citadas das mais recentes para as mais antigas;

- Siga essa mesma ordem para as suas formações acadêmicas;

- Para que seu currículo não seja exagerado, fique sempre atento aos detalhes exigidos pelo contratante.

- Foto em currículo só quando for solicitada;

- O mesmo vale para referências pessoais, pretensão salarial e último salário;

- Nada de siglas, abreviaturas ou termos específicos de seu atual emprego;

- Vale lembrar que o currículo é o primeiro contato entre o candidato e a empresa que está contratando, por isso, em seu documento deve conter algum diferencial para que você possa sair na frente dos outros.

- Ressalte tudo o que você fez, construiu, desenvolveu e deixou como legado por onde passou valoriza sua apresentação. Invista o tempo que for necessário para resumir seus principais resultados e conquistas. Mas atenção! Não escreva longos parágrafos e nunca coloque informações falsas.
FONTE: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário