PLACAR ON LINE

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Especial SBT: Há 30 anos, Silvio Santos inaugurava o Sistema Brasileiro de Televisão


  • Em 1976, Sílvio Santos iniciou a operação do Canal 11 do Rio de Janeiro, denominada TVS, embrião do SBT.

    Através desse canal, cuja programação era baseada em filmes e desenhos, começou a realizar seu sonho. No pequeno estúdio do bairro de São Cristóvão, começaram a ser produzidos os primeiros programas da TV de Silvio Santos.

    Silvio Santos foi em frente até obter uma concessão do governo federal e ser autorizado a assumir mais quatro emissoras remanescentes da rede Tupi: TV Tupi, TV Marajoara, TV Piratini e TV Continental.

    Às 10h do dia 19 de agosto de 1981, o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão entrava no ar já com a proposta inédita de mostrar a solenidade de assinatura da concessão, ao vivo e em cores, diretamente do Ministério das Comunicações, em Brasília.

    Obrigado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o Sistema Brasileiro de Televisão começou a se apresentar ao público através de filmes e desenhos, um pouco de jornalismo e obviamente o Programa Silvio Santos.

    Logo vieram "Reapertura", "Moacyr Franco Show", "O Homem do sapato branco", " Povo na TV" e "Alegria". O SBT alcançou rapidamente uma posição de destaque em audiência, chegando a uma participação de 24% no seu primeiro ano de operação.

    Entre 1983 e 1987, na fase definida como popular, foram apresentados os programas de Flávio Cavalcanti e Hebe Camargo, a série "Joana", com Regina Duarte, a minissérie internacional "Pássaros Feridos", estrelada pelo ator Richard Chamberlain e uma cuidadosa seleção de filmes de sucesso.

    De 1988 a 1990 passou a buscar qualidade de audiência através da contratação de profissionais como Boris Casoy, Jô Soares e Carlos Alberto de Nóbrega.

    No final da década de 80, o SBT entrou na quarta fase de sua existência, com as estréias dos programas "Aqui Agora", "Programa Livre", "Jô Onze e Meia", e a participação no jornalismo de nomes como Bóris Casoy, Alberto Tamer e Hermano Henning. Consolida-se a "A Praça é nossa", "Cinema em Casa" e o Núcleo de Dramaturgia, cujo maior sucesso foi a novela "Éramos Seis".

    O SBT entrou nos anos 90 com 21% de participação em audiência e um faturamento de quase 140 milhões de dólares.

    Em 1996, no dia do aniversário de 15 anos, foi inaugurado um conglomerado de estúdios com 231 mil m² - o famoso Complexo da Anhangüera, em Osasco. Considerado pelo Grupo Silvio Santos como o mais arrojado empreendimento realizado até hoje, a construção do Complexo da Anhanguera exigiu investimentos na ordem de US$ 120 milhões. Além de uma área disponível para a construção de sua cidade cenográfica, o Complexo possui 8 estúdios, todos com estrutura técnica e de apoio totalmente independentes. É uma cidade com estrutura própria. Há restaurantes, lanchonetes, café, salão de cabeleireiro, banca de jornal, ambulatório médico e odontológico, agência bancária, quadras de tênis e futebol, entre outros serviços.

    SBT em Números

    - São 109 emissoras que cobrem mais de 96% dos lares com TV
    - Emprega cerca de 5 mil funcionários em sua rede;
    - 44 colaboradores diretos trabalham no SBT desde 19/08/1981;
    - Mais de 12 milhões de telespectadores de todas as faixas etárias e classes sociais assistem diariamente ao SBT;
    - 24 horas de programação diária diversificada;
    - Participação de 14% em audiência e 12% do bolo publicitário do meio televisão;
    - Atinge 182 milhões de telespectadores;
    - Está presente em 96% dos lares com televisão;
    - Apresenta mais de 20 seriados campeões de audiência na escolha do público;
    - Todos os anos, exibe dezenas de filmes campeões de bilheteria, pela primeira vez na TV;
    - Na sede na Vila Guilherme, recebia 400 pessoas por semana para compor seus auditórios. O Complexo Anhangüera recebe em média 5 mil pessoas por mês;
    - O site do SBT recebe mais 4 milhões de visitantes/mês e tem mais de 20 milhões de pageviews/mês.
    - Entrou para o Guiness 93, por ter um dos programas mais duradouros da TV. O "Programa Silvio Santos" tem mais de 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário