PLACAR ON LINE

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dicas para conservar e prolongar a vida útil das maquiagens


Você adora maquiagens e gasta a maior grana com elas? Então a última coisa que você quer é que os produtos durem pouco, certo? Descolamos dicas para manter os cosméticos conservados. Confira!

Como e onde guardar
Uma das regras mais importantes diz respeito ao armazenamento. Os itens jamais devem ser guardados destampados e em locais úmidos ou muito quentes, como, por exemplo, o banheiro. A mudança de temperatura e a umidade constante podem fazer com que a maquiagem dure menos.
Prefira guardar a maquiagem em um lugar só. Uma boa opção é um nécessaire grande ou uma caixa com alça, que facilita o transporte. Os pincéis devem ser colocados numa cartela própria para evitar que se deformem. Quanto ao cômodo da casa, o melhor local é o quarto.

Atenção à validade
Não bastam os cuidados ao guardar, é fundamental prestar atenção nas datas de validade. Além de não produzir o efeito esperado, o cosmético vencido pode ser um caminho livre para a proliferação de microorganismos. As fórmulas dos produtos utilizam conservantes para garantir sua funcionalidade e integridade, e a eficiência só é garantida pelo fabricante até o prazo estipulado na validade.

Não empreste!!!
Não empreste os produtos, principalmente os que são passados diretamente na face (sem uso de pincéis), como batom, gloss e corretivo em bastão. Eles são de uso exclusivo e pessoal. Alguns produtos apenas perdem a qualidade, sem causar danos. Mas outros podem causar alergia, e, dependendo da textura, estimular a oleosidade ou, o oposto, causar ressecamento.
Se você usou uma máscara de cílios e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.

Pincéis merecem cuidados
Ferramentas importantes para uma boa maquiagem, os pincéis devem receber atenção especial. Lave-os, no mínimo, uma vez por mês, com água morna e xampu ou sabão neutro. Já as esponjas devem ser trocadas a cada 30 dias. Importante não guardar os pincéis molhados e colocá-los na horizontal, sob uma toalha, após a lavagem. Evite o uso do secador para acelerar o processo. Se você acha essa rotina cansativa, opte pelos aplicadores descartáveis, que funcionam bem e custam pouco (menos de R$ 5 um kit com seis unidades dos de sombra).

A evolução dos cosméticos
Da época dos faraós até os dias atuais, muitas coisas mudaram nos produtos utilizados para dar cor e beleza ao rosto. Carvão, henna, terra e outros recursos naturais eram utilizados pelos nossos antepassados da forma como são encontrados na natureza. Na atualidade, com a indústria cosmética cada vez mais sofisticada, muitos insumos naturais ainda fazem parte da composição dos produtos, mas em suas fórmulas são acrescentados outros agentes que potencializam durabilidade e função. Justamente por isso é preciso cuidado com a conservação.

4 dicas essenciais
1ª) Lave e seque as mãos antes de manipular produtos de beleza. Se possível, use uma espátula para tirar o produto da embalagem em vez de usar os dedos.
2ª) Sempre que for aplicar maquiagem numa espinha ou cravo, use cotonete. Evite usar o pincel ou a esponja, pois podem ficar contaminados, espalhando bactérias para o resto do rosto.
3ª) Muitos pós-compactos não têm separação entre a esponja que você usa para aplicação e o produto. Nesse caso, coloque um papel para evitar o contato e lembre-se de lavar ou trocar a esponja todo mês.
4ª) Produtos que você leva na bolsa sofrem bastante por causa do calor e do transporte. Por isso, eles têm seu prazo de validade reduzido. Tente transportar apenas o necessário e troque esses produtos com maior frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário