PLACAR ON LINE

domingo, 4 de dezembro de 2011

Como decorar a casa para o Natal e qual o significado dos símbolos natalinos


A montagem da decoração natalina é uma tradição seguida por muitas famílias. Mas como evitar que o ambiente fique sobrecarregado com tantas peças e luzes piscantes? Devemos escolher pontos estratégicos da casa, como um cantinho da sala. Nada de colocar renas e Papai Noel no quarto e na cozinha. Afinal, a família vai ficar reunida em um ambiente de convivência comum.
A árvore de Natal é peça fundamental na decoração. Ela pode ser grande, pequena, com bolas coloridas ou até mesmo adaptadas com pingentes de patchwork com tecidos diferentes e bem coloridos. Enfeitar as escadas da casa com alguns detalhes, como botinhas e laços discretos, também pode ficar simpático.
Para a mesa da ceia, são recomendados os castiçais com velas claras, já que ela provavelmente estará super colorida. Já os sinos, outro símbolo natalino, podem ficar somente nas árvores, para não sobrecarregar o ambiente.
Antes de colocar a mão na massa, conheça mais sobre a origem de cada elemento da decoração e escolha aqueles que têm mais a ver com o seu gosto e o estilo da sua casa.
Árvore de Natal
A origem da montagem de árvores enfeitadas é muito mais antiga que o próprio nascimento de Jesus. A árvore de Natal moderna, como a conhecemos, tem suas primeiras referências na Alemanha, espalhando-se por diversos países no decorrer do tempo e chegando à América Latina apenas no século 20.
Embora as árvores artificiais sejam bastante vendidas nesta época, recomenda-se as plantas naturais. Fica bonito uma árvore dentro de casa, que não precisa ser necessariamente um tradicional pinheiro. É possível posicioná-la no hall de entrada, sendo utilizada até mesmo como árvore de Natal, um pouco menos iluminada e sem tantas bolas. O ambiente fica mais clean.

Estrelas
A estrela colocada no topo da árvore representa a estrela de Belém que guiou os três Reis Magos até o local do nascimento do menino Jesus. Segundo a Bíblia, cada estrela tem um anjo que vela por ela, crença que suporta a antiga ideia de que cada uma das estrelas que povoa o céu é, na verdade, um anjo.

Velas
Elas representam a purificação da alma e do corpo, simbolizando a chama de Cristo, considerado pelos religiosos como a luz do mundo.

Sinos
"Bate o sinal, pequenino, sino de Belém" já dizia a canção. Os sinos que decoram as árvores e guirlandas mostram o júbilo natalino e representam os sinos das igrejas que badalavam para comemorar o nascimento do menino Jesus. As velas e os sinos não precisam ficar espalhados pela casa. O ideal seria que elas ficassem somente nas árvores.

Bolas coloridas
Desenvolvidas pelos sopradores de vidro no século 18, as bolas coloridas representam a abundância.

Boneco de neve
A construção do boneco de neve é uma prática muito famosa nos países no hemisfério Norte, em que o Natal é durante o inverno rigoroso. Para montar o boneco, o processo é simples: duas grandes bolas de neve, para fazer o corpo e a cabeça, e bolas, cenouras, cachecóis e outros adereços para decorá-lo com olhos, nariz e boca.
Mesmo sendo uma tradição dos países frios, o boneco de neve virou uma peça decorativa até em países tropicais, como o Brasil. O mesmo acontece com as botas de feltro, também utilizadas nos países mais frios. Se houver uma lareira na casa, pendurar as botas de feltro nela fazem um tremendo sucesso.

Presépio
Segundo a tradição católica, o primeiro presépio foi montado no século 13, quando São Francisco de Assis quis celebrar uma missa de Natal o mais realista possível mostrando o momento do nascimento de Jesus. No Natal de 1223, com a permissão do papa, foi montado um presépio de palha, com uma imagem do menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela.
Ali, foi rezada a missa. O sucesso dessa representação foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália e logo se espalhou pelas casas das populações, dos nobres até as classes mais pobres, conquistando mais para frente toda a Europa e outros continentes.

Papai Noel
O Papai Noel é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro.
Hoje existem muitos enfeites relacionados ao Papai Noel para decorar a casa. Se optar por um enfeite de louça (ou outro tipo de material parecido) deixe-o ao pé da árvore. Existem também Papais Noéis que cantam e tocam música. Este são um pouco maiores e ficam melhores em prateleiras e móveis decorados.

Guirlanda
A guirlanda é um ornamento feito de flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas. Devem ser usadas como enfeite nas portas de entrada das residências. Existem guirlandas de vários tamanhos e tipos. Escolha uma que seja apropriada a sua porta. As guirlandas ficam melhores em portas de madeira.

Reis Magos
Os Reis Magos, na tradição cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo "do leste" para venerar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". Como três presentes foram registrados, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora Mateus não tenha especificado seu número.
Os Reis Magos podem ser usados para a decoração do Natal na montagem de um presépio. Ao pé da arvore também é aceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário