PLACAR ON LINE

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Perguntas e respostas sobre o corpo humano

Por que piscar?
 
Piscamos em média 25 mil vezes por dia. Precisamos disso para espalhar lágrimas pelos olhos que devem sempre estar úmidos e lubrificados para se protegerem de corpos estranhos como a poeira. Por dia um adulto produz de 1 a 2 litros de lágrimas.
  
Quantas vezes trocamos de pele?
 
As células se renovam a cada 20 ou 30 dias. Ou seja, ao longo da vida “trocamos” de pele mais ou menos mil vezes!
  
Qual a capacidade de ar dos pulmões?
 
Cerca de 5 litros de ar, porém somente meio litro é renovado a cada respiração. Como a freqüência respiratória é de cerca de 15 movimentos por minuto, respiramos 450 litros de ar em uma hora; 10.800 litros por dia ou ainda 3,9 milhões de litros em um ano!
  
Qual a quantidade de sangue que circula no corpo?
 
Cinco litros em média. Com o coração batendo na média de 70 vezes por minuto, a cada batida ele bombeia 90 mililitros de sangue que percorrem o corpo em apenas um minuto.
  
Qual o limite de comida suportada pelo estômago?
 
O estômago é um órgão elástico, quando vazio tem um volume de 50 mililitros. Porém ele pode aumentar 80 vezes sua capacidade se você comer sem parar. Isto equivale a 3 ou 4 litros de comida. Se a pessoa insistir em continuar comendo a reação natural é o vômito…
  
Sangue ou Espermatozóide: Quem é mais rápido?
 
O Espermatozóide se move a cerca de 45 km/hora. Já o Sangue, na aorta ao sair do coração se move a incríveis 108 km/h. Para completar o grid da corrida temos o Espirro que alcança 150 km/h. Mas o vencedor é o Impulso nervoso que chega a impressionantes 360 km/h!
  
Qual a produção diária de gases?
 
Por volta de 1 a 1,5 litros. A maior parte é de gases que engolimos ao falar ou comer. Ele vai até o estômago que pode devolvê-lo pela boca na forma de arroto ou segue para o intestino.
  
Qual a quantidade de fezes produzidas por dia?
 
Em média, 150 gramas.
  
As unhas dos pés e das mãos crescem na mesma velocidade?
 
Não. As da mão crescem quatro vezes mais rápido do que as dos pés.
  
Do que é constituído o cérebro?
 
O nosso cérebro é constituído por mais de 10 mil milhões de células nervosas e pesa cerca de 1,5 Kg! É o órgão mais extraordinário que temos! Ele controla e regula todos os processos inconscientes, tais como a respiração ou a freqüência cardíaca, e coordena a maior parte dos movimentos voluntários. É o local da consciência, pensamento e criatividade!
  
Como é que o cérebro comunica com o corpo?
 
Diferentes partes do cérebro executam diferentes tarefas. Algumas partes recebem mensagens dos órgãos sensoriais, enquanto que outras controlam o equilíbrio e a coordenação muscular. Há outras partes ainda que regulam a fala, as emoções, as memórias, movimentos básicos e cálculos complexos. Podes pensar que é no coração que sentes as emoções, na realidade, elas são sentidas no cérebro. Podes pensar que são as tuas pernas que te levam onde queres, mas na verdade é o teu cérebro que dá instruções aos músculos para fazerem as pernas moverem-se. São os olhos que recebem a luz e projetam as imagens na retina, mas aquilo que vemos é processado pelo cérebro.
  
O cérebro humano é diferente do cérebro dos outros animais?
 
O cérebro humano é mais complexo do que o de qualquer animal na Terra! Porquê? Em comparação com o tamanho do corpo, o nosso cérebro é bastante grande, o que não acontece com mais nenhum outro animal. Durante o crescimento, o cérebro vai ficando enrugado. Se ele não enrugasse e crescesse normalmente, ficaria do tamanho de uma almofada!
  
O que fazem os músculos?
 
Os músculos permitem fazer movimentos. Os músculos movem-nos. Sem músculos seriamos incapazes de abrir a boca, andar, falar, ou até mesmo digerir a comida. Não conseguiríamos mover nada dentro ou fora do nosso corpo. De fato, sem músculos, não conseguiríamos viver muito mais do que alguns minutos.
  
Quantos músculos temos?
 
Em média, 40% do peso do corpo está nos músculos. O corpo humano tem mais de 630 músculos. Os músculos não puxam, eles empurram. Você pode se perguntar: se os músculos não puxam, como é que eu consigo mover os dedos para trás e para frente? A resposta? Os músculos funcionam aos pares. Deste modo há sempre um músculo que fazendo um movimento inverso ao outro.
As células que constituem os músculos fazem movimentos de contração e relaxação. Pequenas fibras microscópicas nestas células contraem-se deslizando umas ao lado das outras, tal como quando abrimos e fechamos uma porta de correr. As células dos músculos usam a energia química proveniente dos alimentos para poderem fazer estes movimentos. Sem alimentos, e alguns tipos de nutrientes, os músculos não seriam capazes de obter a energia para se moverem. 
  
Porque é que precisamos respirar? Como é que respiramos?
 
Todas as células do nosso corpo precisam de oxigênio. Sem ele, elas não se conseguiam mover, reproduzir, e transformar a comida em energia.
A respiração é feita com a ajuda do Diafragma e outros músculos do peito e do abdômen. Estes músculos aumentam literalmente o espaço e a pressão dentro do nosso corpo para permitir a respiração. Quando o diafragma desce, não só deixa mais espaço para os pulmões se expandirem, mas também baixa a pressão do ar dentro do corpo. Inspiramos o ar do exterior, que tem uma pressão maior. O ar expande os pulmões como se fossem dois balões. Quando o diafragma relaxa, a cavidade torácica volta ao seu tamanho normal. Os músculos apertam as costelas e os pulmões para expelir o ar.
  
Tudo começa no nariz
 
Inspiramos cerca de 20 vezes por minuto. Quando o fazemos, inalamos o ar através da cavidade nasal, onde ele é filtrado, aquecido e humidificado. De seguida, passa pela garganta. Curiosamente, o esôfago (onde entra a comida) está na parte da frente da garganta, e a traquéia (onde passa o ar) está na parte de trás. Quando comemos, existe um 'alçapão' - a epiglote - que tapa a traquéia de modo a que a comida não entre para os pulmões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário