PLACAR ON LINE

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Algumas dicas de plantas medicinais que podem ser usadas em Veterinária



Várias plantas e ervas, comumente presentes em jardins caseiros, de fácil cultivo e abundantes em matos podem ser usadas para curar ou prevenir doenças, não só em animais, mas também em seres humanos.
Veja abaixo alguns exemplos de plantas poderosas no tratamento de infecções e outros problemas comuns:
E mais, aprenda a fazer uma infusão com folhas de Malva.

 Confrei 
Erva de folha larga e rugosa. Indicada somente para uso externo, no tratamento de feridas inflamadas ou com infecções.
Altamente cicatrizante. Não deve ser ingerido.
   
 Malva cheirosa 
Erva muito comum, serve para qualquer tipo de inflamação e infecção: boca, garganta, faringe, laringe, feridas externas, estômago, úlceras, etc.
Normalmente utilizada em infusão. Pode ser tomada como chá para problemas internos.
   
 Malva Lisa 


Um pouco menos comum do que a malva cheirosa, mas tem as mesmas propriedades.
   
 Mil em Rama 



Muito comum em matos úmidos, podendo ser cultivada em casa. Serve para hemorragias internas e externas, inflamações, infecções e é analgésica.
   
 Trancagem (ou Tanchagem) 
Erva muito comum, cresce como erva daninha no inverno. Usa-se folhas e raiz. Tem ação antiinflamatória, antibiótica, cicatrizante e bactericida. É um dos mais poderosos antibióticos naturais, que pode ser usado sem contra-indicações.
   
 Tiririca 
Cresce em gramados como erva daninha. parece grama, mas tem folhas compridas e lustrosas. É laxante, diurética e pode provocar vômitos. Instintivamente, os cachorros procuram e comem esta erva quando estão com algum tipo de enjôo estomacal, para provocar vômito.

Como fazer corretamente uma infusão de ervas:
Às vezes, a preparação errada de uma infusão (chá) de ervas pode comprometer o objetivo e até mesmo eliminar o efeito benéfico que a infusão deveria ter.
Como exemplo, apresentamos abaixo passo-a-passo a preparação de uma infusão antibiótica, que pode ser aplicada em feridas externas que já estejam com processo de infecção (pus), ou como prevenção a infecções.

Ingredientes:
  • 2 folhas de Malva
  • 1 folha de Confrei
  • 5 ou mais folhas de Trançagem (pode ser usada também a raiz)
  • Recipiente, pilão e água fervendo

Como preparar:
1. Lave muito bem as ervas, principalmente se usar a raiz da trançagem, a fim de tirar toda a terra e pó.
Nunca use folhas mortas, comidas por lagartas, quebradas ou parcialmente secas.
2. Separe e lave um pilão (pode até ser um espremedor de limão para caipirinha) e um recipiente com fundo arredondado, preferencialmente de louça ou vidro, exclusivamente para este fim. Não use recipientes de metal, e nunca use estes instrumentos para outros fins.
3. Pique as ervas dentro do recipiente em pedaços pequenos.
4. Coloque um pouquinho da água fervendo no fundo do pote e macere (esmague) as ervas com o pilão, até que fique uma massa homogênea.
  
5. Despeje mais água fervendo no pote até a metade. Não use muita água, pois quanto mais água, mais fraca ficará a infusão.
  
6. Tape com um pires de vidro e deixe esfriar naturalmente antes de aplicar.
Observações:
  • Nunca ferva as ervas dentro d'água. A fervura elimina o princípio ativo da maioria das ervas. Sempre coloque a água fervendo sobre elas.
  • Após fria, a infusão dura de 1 a 3 dias em temperatura ambiente. Nunca use infusões com mais de 3 dias, principalmente no verão. Faça novas infusões.
  • Antes de usar, coe a infusão em um coador com um pedacinho de gaze estrilizada dentro, ou use um filtro de passar café novo.
  • Nunca aplique a infusão quente.
  • Antes e após o uso, lave bem e escalde os utensílios (pote e pilão) com água fervente.
    Aplicações desta receita específica:
  • Despeje fartamente sobre feridas que podem infeccionar, tais como cicatrizes de cirurgias, cortes, arranhões, mordidas de animais, picadas de insetos, etc.
  • Hà casos de cura em 3 dias, de um corte de cirurgia de castração de uma cachorra de grande porte, que começou a infeccionar e sair pús em pleno verão.
  • Infecções nos ouvidos de cães grandes podem ser tratadas com esta receita. Neste caso, use uma seringa grande (20ml) para injetar a infusão dentro do ouvido, 2 vezes ao dia, e seque em seguida. O efeito é muito melhor do que remédios antibióticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário