PLACAR ON LINE

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pele seca – As causas e como tratar


Um dos problemas que mais incomoda o público feminino é a oleosidade excessiva, mas a falta de óleo também não é saudável para o rosto. Aprenda a identificar e a tratar da pele seca para ficar bela em todos os sentidos.
Muita gente acredita que a pele seca sofre de falta de água - mas isso não passa de um grande mito. Na verdade, o excesso de água pode fazer com que ela fique ressecada.
"Um dos fatores que deixa a pele seca é tomar banhos muitos demorados e com água muito quente"
Fatores externos, como sol, vento e poluição, mudanças bruscas de temperatura e falta de hidratação correta são um dos principais motivos que levam ao ressecamento epidérmico.
A pele seca também pode ser conhecida como ‘xeratose’ e não possui idade para surgir. Até mesmo crianças podem ter esse problema, que se caracteriza por textura fina, poros invisíveis, pouca elasticidade e tendência à descamação, podendo também acarretar envelhecimento precoce, vermelhidão, coceiras e até mesmo sangramentos.
Ambientes onde o ar seco predomina também são propícios para o ressecamento da pele.
"Para quem convive nesse tipo de ambiente é recomendável o uso de um climatizador, que irá purificar e filtrar o ar".
Existem alguns tipos de materiais que contribuem para o ressecamento da pele.
"Materiais como níquel e cromo, presentes em jóias e bijuterias, além do látex de preservativos, luvas de borracha, fones de ouvidos, etiquetas, curativos e elásticos são alguns deles"
Substâncias presentes em cosméticos e perfumes, produtos para cabelo, sabão em pó e amaciantes de roupas também contribuem.
Mesmo com tantos fatores que fazem com que a pele fique ressecada, existem produtos e cuidados que tratam e previnem o problema. O uso de cosméticos com base oleosa na composição são uma boa pedida. Hidratantes com componentes antioxidantes, como vitamina E, A e C, também auxiliam na prevenção.
"A freqüência da hidratação depende do produto usado. Ela pode ser feita duas vezes ao dia, com uma formulação mais leve para o dia e outra mais pesada para uso noturno. O produto para uso diurno deve conter filtro solar"
Como um dos fatores que mais facilita para que a pele fique seca é o banho quente. Tomar banho morno e não demorar é essencial, combinando com o uso de sabonetes neutros e hidratantes hipoalergênicos. Para que o tratamento tenha êxito, deve-se sempre procurar um profissional para que ele faça o diagnóstico e possa solucionar o problema. Tomando as devidas precauções e seguindo a orientação do seu dermatologista, a oleosidade da sua pele ficará na medida certa.
O excesso de banhos (vários banhos em um curto espaço de tempo) é outro fator que favorece a pele seca. Ás vezes higiene demais pode atrapalhar. A pele deve ter uma camada de óleo que a protege contra organismos invasores e a torna impermeável. Banhos excessivos e a esfregação constante provocam a eliminação dessa proteção oleosa.
“Se o banho em excesso for imprescindível por motivos profissionais ou exigências higiênicas de qualquer natureza evite o uso de sabões fortes e de grande abrasividade, prefira sabonetes suaves ou neutros (sabonetes de bebês são ótimos).”
Esse problema é comum em atletas que ainda estejam estudando, em médicos e outros profissionais que se banhem ou que tenham que lavar as mãos constantemente. Nadadores também podem ter a pele seca devido aos produtos químicos agressivos da água das piscinas.
As condições extremas de frio ou calor podem provocar a evaporação da camada de óleo e a perda acentuada de líquidos. Por isso as pessoas que vivem em desertos e que frequentam muito ambientes fechados e com ar-condicionado reclamam muito da pele seca.

Dicas para quem tem pele seca
Analise o ambiente que te cerca: Se o clima do lugar em que vive é muito seco (pode ser frio ou quente); acostume-se a ter um umidificador de ambientes ou espalhe recipientes com água pela casa (ou escritório) ou mesmo toalhas molhadas nos cômodos mais freqüentados.
Lembre-se de proteger a pele ao ar livre com protetor solar ou produtos hidratantes. Os hidratantes devem ser usados durante todo o dia. Dê preferência sempre aos que contenham elementos como: glicerina, uréia, ácido piroglutâmico, sorbitol, ácido lático e ácidos hidroxialfa.
Fuja de desodorantes que possam irritar a pele; esses produtos ainda causam mais ressecamento e as irritações podem ser incômodas e dolorosas.
Procure um dermatologista para uma avaliação mais técnica e detalhada.
No geral, a pele seca melhora muito com uma lavagem pela manhã com sabão cremoso, uso de hidratante e filtro solar; uma limpeza á tarde com aplicação de mais hidratante e filtro solar e a noite uma nova limpeza e nova hidratação.
Fazer uma limpeza de pele a cada noventa dias ajudará muito a renovar as células da pele e a remover qualquer sinal de cravos e espinhas que, por ventura, tenham aparecido.

Observação
Se aparecerem coceiras incapacitantes, rachaduras que sangram ou a pele ficar constantemente vermelha e irritada; corra para o médico e siga o tratamento à risca. Esses sintomas só se agravarão e acabarão adquirindo cronicidade.

Curiosidades
  • A pele seca tem a aparência de pele áspera, sem brilho e com pouca elasticidade.
  • As pessoas com pele seca têm grande tendência a desenvolver rugas.
  • A pele seca está propensa a ter linhas de expressão mais rapidamente que os outros tipos de pele.
  • A pele seca tende a rachar com muita facilidade.
  • pele seca é comum, especialmente em indivíduos mais velhos (além da meia idade).
  • pele seca pode se tornar irritada e freqüentemente coça – às vezes, ocorre esfacelamento da pele em pequenos flocos e escamas. A descamação freqüentemente afeta as pernas.
  • A pele extremamente seca (ictiose) pode ser conseqüencia de uma doença descamativa hereditária, como ictiose vulgar ou hiperceratose epidermolítica. A ictiose também é resultado de distúrbios não-hereditários, como a hanseníase (lepra), a hipoatividade da tireóide, os linfomas, a AIDS e a sarcoidose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário