PLACAR ON LINE

quarta-feira, 23 de março de 2011

Conjuntivite ameaça deixar sequelas

Alerta é de especialista; consultórios estão lotados
 
Lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, olhos avermelhados, sensação de areia e uma secreção branca, porém, em pouca quantidade. Estes são alguns dos sintomas da conjuntivite viral, que pode até parecer inofensiva. E, muitas vezes, não é. "Pode provocar inclusive alterações na córnea", fala o oftalmologista Léo Rozenbaum. Ou seja, a doença pode deixar sequelas.

Os consultórios médicos e os hospitais de Limeira têm recebido pacientes todos os dias. As queixas são as mesmas. Por ser um tipo viral, a doença atinge de criança a adultos. Como mostrou na semana passada o Jornal de Limeira, a cidade tem quase 600 casos de conjuntivite. O número, no entanto, pode ser bem maior. Isto por causa da subnotificação. "São casos não informados pelos médicos. Esta situação não é apenas da conjuntivite. Atinge outras doenças - como a dengue", observa o secretário de Saúde, Gerson Hansen Martins.

Além do tipo viral, a doença pode ser transmitida de forma alérgica ou bacteriana. E no Estado de São Paulo, a contaminação tem se dado por vírus. "Passa rápido de uma pessoa para a outra", cita. Daí a importância de manter as mãos limpas. É recomendada a lavagem várias vezes ao dia para evitar a contaminação de ambientes e pessoas.

Outra dica é usar objetos próprios. Nada de dividi-los com outras pessoas. Os lenços devem ser descartáveis (e jogados após o uso), toalha de rosto separada (se possível, fervê-la diariamente) e evitar contato direto com outras pessoas. Abraços e beijos também devem ser evitados. A conjuntivite viral pode ter longa duração. Os sintomas perduram, em alguns casos, até três semanas.
SINTOMAS

Assim que surgirem os sintomas, é fundamental buscar atendimento médico. Automedicação jamais. "Na consulta, a pessoa terá certeza se é ou não conjuntivite. Às vezes, pode ser outra doença ocular. E dependendo do tipo, o tratamento é mais específico", comenta o oftalmologista. Uma das maneiras de combater a conjuntivite, além de uma boa higienização, é o afastamento. Seja da escola ou do ambiente de trabalho. "O contágio é muito rápido", conta Rozenbaum.

Muita gente pode até considerar a doença simples. Só que ela requer atenção, pois descuidos no tratamento podem acarretar em consequências. "Algumas pessoas não dão importância à conjuntivite, mas ela provoca opacidades na córnea. E elas podem durar anos ou a vida inteira. Isto porque o vírus é forte e a defesa do olho é desproporcional a ele", comenta o médico.
fonte: Jornal de limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário