PLACAR ON LINE

sábado, 19 de março de 2011

Os animais riem?


O som emitido pelas hienas é bem parecido com uma gargalhada humana, porém esse som ocorre em momentos de tensão, e não de alegria.

Estudos indicam que animais mais próximos dos humanos, como macacos, cães e até mesmo ratos são capazes de mostrar os dentes e emitir sons correspondentes à risada para expressar contentamento.
Cientistas chamam esse som de vocalização, e ele foi observado em ratos pelo neurocientista nascido na Estônia Jaak Panksepp. Um estudo publicado por ele na revista Science indicaria que o riso é um fenômeno anterior à existência humana, pois já ocorreria entre os macacos.
O riso tem uma função. É um sinal criado para dizer 'eu sou pacifico, pode se aproximar'. É um comportamento para os seres conviverem adequadamente.
Ratos foram observados em ambientes de estresse, em situações de medo e raiva. Quando os animais deixavam esse ambiente, ficavam totalmente diferentes e emitiam uma vocalização quando brincavam. É um som diferente de quando eles estão estressados. Cientistas sugerem que essa vocalizacao seja o riso.
Muitos donos de cães têm certeza de que seus bichos sorriem pra eles. A expressão é mesmo um riso, mas não genuíno. Os cães aprendem a mostrar os dentes imitando o dono.
Já os chimpanzés seriam o exemplo de riso mais próximo ao dos humanos. Além do sinal externo, que é mostrar os dentes e enrugar os cantos dos olhos, eles também emitem um som de risada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário