PLACAR ON LINE

quinta-feira, 31 de março de 2011

Ovo – Riscos e benefícios de consumí-lo


O consumo de ovos vem sido bastante discutido em função dos riscos que proporciona á nossa saúde quando não preparados corretamente. Uma das maiores dúvidas é se existe algum problema em consumi-lo diariamente. O ovo, além de ser uma opção barata e fácil de ser preparado para as refeições, pode ser consumido cozido, mexido, frito e fazendo parte de inúmeras preparações como suflês, purês, bolos, pudins etc.
Os ovos são ricos em proteínas de alto valor biológico, minerais e vitaminas. O ovo também é rico em colina, nutriente importante para o funcionamento do sistema nervoso. A resposta para a dúvida mencionada no início do post é sim. Os ovos não podem ser consumidos de forma exagerada. Tudo por causa da gema, que é rica em colesterol, um composto relacionado ao aumento da incidência de ataques cardíacos, juntamente com outros fatores de risco como consumo excessivo de gordura saturada e/ou trans, tabagismo, diabetes, obesidade e sedentarismo.
Homens, com idades entre 40 e 85 anos, que consomem 7 ou mais ovos por semana aumentam sua chance de morrer em 23%, reabrindo o debate sobre a segurança do consumo do alimento.
Uma pesquisa realizada pelos americanos mostrou que as pessoas que consomem mais ovos são mais gordas, mais propensas a abusar de bebidas alcoólicas e menos propensas à prática de atividades físicas. Todos estes fatores contribuem para as doenças cardiovasculares.
Assim como os outros alimentos, os ovos não são bons nem ruins. O consumo moderado é a chave para uma dieta equilibrada e saudável, por isto evite consumir muitos ovos por semana, variando as fontes de proteína entre carne vermelha, peixes, aves e laticínios.
Os ovos são uma ótima fonte de proteínas e deve ser usado na alimentação. Auxilia na recuperação de tecidos, no aumento e manutenção de força muscular, na recuperação neuronal e na formação do feto. Veja algumas dicas para consumir ovos sempre de forma saudável:
Para quem gosta de consumir ovos com freqüência uma boa dica é ficar sempre atento ao limite de ingestão diária total de colesterol, que não deve ultrapassar 300 miligramas.
Para a mamães: O ovo inteiro pode ser oferecido, sempre cozido, desde o sexto mês de vida, como fonte de proteína da comida salgada.
Quem tem colesterol alto ou diabete devem reduzir a ingestão de gorduras como um todo, o que pode afetar o consumo semanal de ovos. Fique atento!
- Guarde os ovos dentro da embalagem sem lavá-los, para não retirar a película natural que os protege contra rachaduras. Antes de prepará-los para consumo, no entanto, é recomendado lavá-los, especialmente se contém sujeiras visíveis.
- Para quem gosta de consumir ovo cru e com gema mole saiba que está correndo risco de adquirir doenças. A salmonela é uma dessas doenças. Se a cocção não é adequada, eventuais bactérias presentes no alimento podem sobreviver. A melhor forma de consumir o ovo é cozinhá-lo por 12 minutos. É preciso atenção também a doces preparados com ovos crus e que não vão à cocção.
A gemada é realmente uma bebida energética, mas o consumo de ovo cru traz riscos de contaminação para qualquer faixa etária.
- Ao chacoalhar o ovo, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho). Outra forma de verificar se o ovo está bom para ser usado é o colocando em uma vasilha com água e sal: quanto mais fresco ele é, mais fundo ele fica. Na preparação, dá para observar o frescor do alimento de acordo com a área ocupada. O ovo fresco se espalha pouco, formando um pequeno diâmetro. Já o velho ocupa uma área grande.
Se for guardar os ovos na geladeira eles devem ficar nas prateleiras, mais ao fundo. Não se deve deixar o alimento na porta, pois quando é aberta, a temperatura interna se altera facilmente – e a salmonela, se estiver no alimento, consegue se multiplicar em uma temperatura bem ampla, de 5 ºC a 45 ºC.
- Não se deve trocar a carne pelo ovo todos os dias, para que não haja carência de nutrientes, como ferro e vitaminas do complexo B, presentes na carne vermelha, por exemplo.
- A clara é rica em albumina (um tipo de proteína) e não tem gordura, é praticamente proteína pura. Os esportistas podem consumi-la depois dos treinos para ajudar na recuperação e na restauração dos músculos. Duas claras de ovos fornecem uma boa quantidade de proteínas. Mas cuidado, o excesso de proteínas também pode sobrecarregar os rins.
A intolerância ao ovo é caracterizada pela sensação de dificuldade de digestão depois do consumo. Já a alergia causa manifestações respiratórias, inchaço nos lábios, urticárias (placas avermelhadas que coçam) ou vômito. Pacientes alérgicos devem evitar ingerir ovos de outras aves pois é comum alergia a todos eles. Algumas pessoas toleram o ovo cozido, mas não o cru – um acompanhamento médico pode ajudar no diagnóstico.

Curiosidade
A clara do ovo ajuda a melhorar o estado da pele e do cabelo e está presente de forma hidrolisada em diversos cosméticos, conferindo maciez e melhor aparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário