PLACAR ON LINE

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ladrões aterrorizam uma casa por dia em Limeira


Levantamento de roubos e furtos a residências em Limeira - com base em ocorrências registradas entre 1º e 20 de março - mostra que os crimes estão sendo cometidos em todo o município, nos bairros, condomínios e até na zona rural. Em 20 dias, foram 17 roubos e cinco furtos registrados pela Polícia Civil (veja relação completa no quadro), uma média de um caso por dia.

No ranking, o Jardim Elite aparece com dois casos - um furto registrado no dia 5 e um roubo mais recente no domingo. No Condomínio Santa Júlia, no bairro dos Pires, na zona rural de Limeira, aconteceram dois arrastões em um período de uma semana.

No primeiro, no dia 10, quatro homens armados, vestidos com roupas pretas e luvas, roubaram três chácaras simultaneamente. Um deles ficou percorrendo o condomínio com o veículo de uma das vítimas. No dia 17, uma semana após o ocorrido, dez homens vestidos da mesma forma retornaram ao condomínio e mantiveram reféns - entre eles, uma idosa, de 81 anos. Na ocasião, outras sete propriedades foram assaltadas.
Ainda na zona rural, uma família passou a madrugada trancada no quarto após o roubo à sua propriedade, localizada no Morro Azul, também na zona rural. Os cinco homens estavam encapuzados e fortemente armados.
ORGANIZAÇÃO
O que chama a atenção é a organização dos criminosos que estão agindo na área rural. Os grupos eram formados de quatro a dez homens, sempre encapuzados e armados. Na cidade, a abordagem é diferente. Na maioria dos casos levantados pelo Jornal, as vítimas foram surpreendidas no período da noite enquanto estavam entrando em casa. Os ladrões fazem assaltos em duas ou quatro pessoas, armados e nem sempre usam máscaras.

No Jardim Santo André (dia 19) e na Vila Cláudia (15), as vítimas foram abordadas quando estacionavam o carro na garagem. Em outros casos, os ladrões foram mais audaciosos. No Jardim Santa Adélia (14), duas motos invadiram uma residência.
VIOLÊNCIA
As vítimas também podem sofrer algum tipo de violência. No Jardim Piratininga (15), um jovem recebeu uma coronhada nas costas e a arma do assaltante disparou, atingindo o computador da vítima. O jovem foi abordado quando estava conversando com a namorada e amigos em frente à sua residência.

Em um caso mais recente, seis pessoas foram feitas reféns por dois homens, por volta das 22h30, no Jardim Manacá. O filho do proprietário da residência foi levado pelos bandidos e deixado em um canavial de Iracemápolis.
O levantamento feito pelo JL também constatou quais são os pertences mais roubados pelos ladrões. A lista traz carros, motos, documentos das vítimas, celulares, eletrônicos, perfumes, roupas, tênis e eletrodomésticos.

Para o capitão Silveira, da Polícia Militar de Limeira, um mesmo grupo está por trás dos roubos a residências na cidade. "Já localizamos um criminoso ontem (segunda-feira) e hoje chegamos a alguns suspeitos. Os ladrões têm tido um mesmo tipo de ação, o que nos leva a crer que se trata de um grupo", declarou. O capitão orienta as pessoas a dar uma volta no quarteirão antes de entrar em casa e manter o estado de alerta (leia dicas nesta página).
Cresce procura por alarmes e seguros
O crescente número de roubos e furtos a residências em Limeira levou ao aquecimento do setor de segurança privada. Empresas especializadas em sistemas de segurança e seguradoras registraram um aumento na procura.
Segundo André Ferreira dos Santos, de uma empresa do setor, o movimento cresceu 40%. "Observei este movimento de dois meses para cá. O medo das pessoas é com relação ao assalto à mão armada", contou.
Ele atendeu clientes dos bairros Jardim Sthalberg, Limeirânea e Jardim Planalto, além da zona rural. "Vizinhos e parentes de vítimas estão buscando segurança", disse.

Diretor de outra empresa, Benito Boldrini afirmou que a insegurança está generalizada. "Da periferia até os condomínios. As pessoas querem alarme, cerca elétrica e sistema de câmeras", falou.
A corretora Lucineia Magri Correia também observou um crescimento da procura por seguros de residência. "Em fevereiro e início de março, muitas pessoas fecharam o seguro da casa. As vítimas de roubos procuram este serviço e trazem os vizinhos e parentes, que também ficam com medo de perderem tudo", declarou. (Stefanie Archilli)
Orientações para evitar roubos e furtos a residências
* Antes de entrar ou sair de casa, verifique a presença de pessoas estranhas. Na dúvida, avise seus familiares e ligue 190;

* Chegue por locais e horários diferentes;

* Tenha a chave de sua casa à mão antes de chegar à porta;
* Desconfie de serviços que você não solicitou;
* Não guarde valores em casa;
* Instale e teste periodicamente alarmes sonoros e/ou luminosos;
* Procure conhecer seus vizinhos e combinar medidas de auxílio mútuo - como sinais luminosos ou telefonemas;
* Tenha especial atenção em trancar portas e janelas quando você sair de sua casa, mesmo por pequenos intervalos;
* Quando você for viajar, peça para que um vizinho ou amigo recolha sua correspondência, instale dispositivo automático para luzes externas e internas, programe aparelhos eletrônicos para serem acionados, sempre procurando dar a impressão de que sua casa esta ocupada;
* Caso sua casa apresente um aspecto de arrombamento, não entre. Avise seus familiares e chame a polícia;
* Caso você vier a se deparar com delinquentes, mantenha-se calmo. Não discuta, não encare ou reaja. Procure agir com calma indicando cada movimento e, se possível, procure memorizar as características pessoais, trajes, gírias etc.
fonte: Jornal de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário