PLACAR ON LINE

quarta-feira, 2 de março de 2011

Obesidade aumenta risco de tipo mais agressivo de câncer de mama

Getty Images

Mulheres obesas ou que não são fisicamente ativas correm risco maior de ter um tipo mais agressivo de câncer de mama durante a menopausa, conhecido como triplo-negativo, segundo uma pesquisa do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos.

Esse é um subtipo de câncer de mama diagnosticado quando o tumor não apresenta três receptores de hormônios: o de estrogênio, de progesterona e o receptor HER-2, usados para determinar o tratamento para outras formas do câncer.

Esse tipo de carcinoma representa até 20% de todos os cânceres de mama, mas ainda tem o problema de nem sempre responder bem aos tratamentos convencionais.

O estudo liderado por Amanda Phipps, do Fred Hutchinson Cancer Research Center, mostra que o câncer de mama é uma combinação de muitas doenças.

Phipps e seus colegas analisaram o IMC (Índice de Massa Corporal) e a atividade física entre 307 mulheres que tiveram câncer de mama triplo-negativo e 2.610 mulheres que tiveram câncer de mama estrogênio receptor-positivo (o tipo mais comum).

Os resultados mostraram que as mulheres com maior IMC apresentaram risco até 35% maior de ter o câncer de mama triplo-negativo e 39% mais risco de ter o câncer do tipo positivo.

Por outro lado, aquelas que faziam bastante atividade física tiveram uma redução de 23% de risco de ter o tipo negativo e 15% menos risco de ter o tipo positivo.

- O fato de termos encontrado uma associação com o câncer de mama triplo-negativo é único porque, biologicamente, esse subtipo é muito diferente de outros cânceres de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário